Política

Sem Arthur Lira, tempo de JHC no guia eleitoral pode cair pela metade

Alguns pré-candidatos apostam tudo no Instagram, YouTube ou outras redes, mas não abrem mão de aparecer nos veículos de comunicação tradicionais

Por Blog do Edivaldo Junior 28/05/2024 05h05
Sem Arthur Lira, tempo de JHC no guia eleitoral pode cair pela metade
Eventual rompimento entre Arthur Lira e JHC pode levar ao surgimento de terceira via em Maceió. - Foto: Reprodução

O tempo de rádio e TV, o chamado "guia eleitoral", continua sendo um dos mais importantes ativos nas campanhas, especialmente as majoritárias. Isso apesar do avanço das mídias sociais. Alguns pré-candidatos apostam tudo no Instagram, YouTube ou outras redes, mas não abrem mão de aparecer nos veículos de comunicação tradicionais.

Nas redes, o candidato muitas vezes fala para a própria "bolha". Com a TV e o rádio, é possível falar com todos os públicos. A mensagem chega mais longe, inclusive para não seguidores ou mesmo para quem não tem perfis em redes sociais.

No cenário atual, em Maceió, o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, João Henrique Caldas (PL), terá com folga o maior tempo de rádio e TV, seguido de Rafael Brito (MDB), Ricardo Barbosa (PT) e Lobão (SDD).

Numa projeção feita pelo blog, o tempo de JHC ficaria em cerca de 4 minutos e 30 segundos (considerando o guia eleitoral de 10 minutos), Rafael Brito teria 2 minutos e 15 segundos, Ricardo Barbosa 1 minuto e 55 segundos, Lobão 22 segundos e Lenilda Luna (UP) teria direito apenas ao tempo de divisão igual, cerca de 12 segundos.

A projeção leva em conta que JHC terá, além do PL, PP, União, Republicanos, Podemos; Rafael Brito, MDB, PDT, PSB e PDT; Ricardo Barbosa, Federação Brasil e Federação PSOL Redes; Lobão, SDD.

O cenário pode mudar tanto para JHC quanto para Renan Filho, dependendo da confirmação das atuais alianças ou da ampliação da base.

JHC, por exemplo, pode ficar com 4 minutos e meio ou pode cair para menos de 3 minutos se não confirmar a aliança com o presidente da Câmara dos Deputados. Arthur Lira (PP) já avisou que quer indicar o vice de João Henrique Caldas, mantendo acordo firmado entre os dois. JHC, num movimento mais que calculado, já teria feito o convite ao senador Rodrigo Cunha (PODE). Os sinais são de que ele aceitará;

Tudo indica que uma terceira via, liderada por Lira, pode surgir em Maceió caso JHC não mantenha o acordo com o presidente da Câmara dos Deputados. Nesse caso, Lira teria, de largada, o PP e o União, que somariam juntos cerca de 2 minutos.

Com a influência que tem em outras legendas, não seria difícil para Arthur provocar outras baixas no tempo de TV e rádio de JHC e garantir o maior tempo para a terceira via. Mas essa é outra história.