Política

Entre os planos de Lula e o Governo de AL: os caminhos de Renan Filho

Por Blog do Edivaldo Júnior 01/06/2024 07h07
Entre os planos de Lula e o Governo de AL: os caminhos de Renan Filho
Lula e Renan Filho - Foto: Reprodução

O ministro dos Transportes, Renan Filho, tem planos tanto na política nacional quanto na política local. Com sua atuação no ministério, ganhou força no governo e, se depender do presidente Lula, ficará em Brasília por muito tempo.

A permanência do ex-governador de Alagoas na equipe de Luiz Inácio Lula da Silva é considerada estratégica para o governo federal. Além disso, Renan Filho é um nome lembrado para uma eventual disputa nacional, podendo ser indicado candidato a vice-presidente.

Há quem defenda que Renan Filho pode ser candidato a presidente do Senado com o apoio do governo Lula. Neste caso, exerceria um papel importante a favor do governo no Congresso Nacional.

Apesar dos espaços conquistados em Brasília, Renan Filho tem considerado fortemente a possibilidade de disputar as eleições para o governo de Alagoas em 2026. Tudo vai depender do cenário do momento.

O que é certo é que o ex-governador Renan Filho, que saiu de Alagoas muito bem avaliado e foi eleito senador, tem um compromisso com o grupo que integra, formado por ele, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, pelo governador Paulo Dantas e pelo senador Renan Calheiros, entre outras lideranças.

Renan Filho já avisou aos seus assessores e aos seus aliados mais próximos que será candidato ao governo de Alagoas se for necessário.

A condição para que ele seja candidato passa pelo cenário que será montado para 2026. Se houver na oposição algum candidato que possa ameaçar a continuidade do grupo no comando do Palácio dos Palmares, a candidatura de Renan Filho é dada como certa.

Outro motivo para a vinda de Renan Filho na disputa para o governo do estado seria criar melhores condições para a reeleição do senador Renan Calheiros. Mas essa é outra história.