Política

Elma Liliane: a neuropsicóloga que quer transformar Maceió pela política

Liliane conversou com a reportagem do Jornal de Alagoas e falou sobre o ''antigo desejo'' de ser vereadora

Por Ruan Teixeira 03/06/2024 14h02 - Atualizado em 03/06/2024 16h04
Elma Liliane: a neuropsicóloga que quer transformar Maceió pela política
Liliane Araújo - Foto: Cortesia ao Jornal de Alagoas

Elma Liliane, neuropsicóloga, terapeuta cognitiva comportamental e estudante de Direito, é pré-candidata a vereadora pelo Partido Verde (PV) em Maceió. Em entrevista exclusiva ao Jornal de Alagoas, Liliane falou sobre suas motivações e projetos. 

Liliane revelou que sempre teve interesse profundo por política e envolvimento em trabalhos comunitários. 

"Sempre gostei de política e sempre estive ligada a trabalhos comunitários. Penso que na condição de vereadora poderei contribuir de forma mais efetiva com o debate e implementação de políticas públicas que ajudem a melhorar a vida das pessoas''. 

Entre suas principais propostas, Liliane destaca projetos voltados para a melhoria da vida das mulheres e das comunidades mais pobres de Maceió. 

"Maceió tem muita pobreza, principalmente nas grotas. Vou concentrar minha luta nessa direção", afirmou.

Saúde 

Sobre a saúde, Liliane destacou a necessidade de melhorar os serviços básicos. "A saúde básica não funciona. Temos que cobrar a responsabilidade do município''. 

A candidata também ressaltou, por fim, a importância da transparência e da participação cidadã na gestão pública. "É importante a participação da sociedade nos conselhos municipais. Cobrar dos seus representantes'', detalhou.

Gestão atual da Câmara

Em relação à atual gestão da Câmara Municipal de Maceió, Liliane expressou uma crítica clara. "A maioria não tem preocupação com a sociedade. É mais a lógica de poder. São representantes das famílias tradicionais de Alagoas. A Câmara precisa de mais mulheres. Eu quero ser uma delas." 

Infraestrutura 

Para melhorar a infraestrutura urbana da cidade, Liliane mencionou diversos problemas, com destaque para a mobilidade urbana. 

"Quem mora longe, o pobre, sofre com passagem cara e transporte ruim. Vou lutar para melhorar o transporte público. Os espaços como praças também. Precisamos desses espaços para as pessoas brincarem, realizarem atividades de lazer''. 

Sobre a segurança pública, Liliane enfatizou a importância de uma guarda municipal humanizada. "Embora seja da esfera federal, podemos ter uma guarda humanizada. Que cuide do patrimônio público, mas principalmente das escolas." 

Educação 

Na área da educação, a candidata quer valorizar os professores e investir na manutenção dos alunos nas escolas. "Qualidade do ensino é fundamental''.  

Para incentivar a economia local e criar mais empregos, Liliane propõe incentivar pequenos empreendedores. "Precisamos incentivar a geração de emprego. Os negócios de fundo de quintal, os chamados pequenos empreendedores''.