Política
Prefeitura de Maceió atrasa obra da Casa do Idoso e não há previsão para finalização do prédio
Na última semana, a promotora Maria Aparecida Carnaúba, da 25ª promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e com Deficiência, esteve no local e o encontrou fechado, com as obras paradas
A Prefeitura de Maceió contratou a empresa TND Engenharia LTDA para reformar e ampliar a futura instalação da Casa do Idoso, localizada no bairro da Ponta Grossa. A ordem de serviço para início das obras, que tinha prazo de conclusão de 8 meses, foi assinada em 23 de maio de 2023, mas mais de um ano passados, o prédio ainda não foi entregue.
Na última semana, a promotora Maria Aparecida Carnaúba, da 25ª promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e com Deficiência, esteve no local e o encontrou fechado, com as obras paradas.
O Jornal de Alagoas esteve no local, nesta quinta-feira (6) e o encontrou da mesma forma. Segundo um homem que possuía as chaves do imóvel, não há previsão para entrega do equipamento e ainda restam a instalação de um elevador e um sobrado de madeira, no 1º andar do prédio.
Urge a necessidade da construção de um equipamento gratuito para abrigar as pessoas idosas, que passam muitas vezes por situação de abandono e de extrema vulnerabilidade.
Na capital alagoana as instituições que desenvolvem esse tipo de atividade se dizem filantrópicas, mas segundo a titular da Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa, algumas são exclusivamente particulares e outras, além da aposentadoria das pessoas acolhidas, são beneficiadas com emendas parlamentares.
“Temos muita dificuldade de amparar a idosa ou o idoso que não dispõe de recursos, as entidades não aceitam. Então, é inadiável a entrega da instituição prometida pelos prefeitos de Maceió”, ressaltou a titular da Promotoria da Pessoa Idosa, à época da visita, em texto divulgado pela assessoria de imprensa do MPAL.
Uma cuidadora de idosos, entrevistada pelo Jornal de Alagoas e que solicitou anonimato, informou que a Casa do Idoso, da prefeitura de Maceió, deve abrigar cerca de 50 pessoas.
Ela destacou a importância do cuidado e da paciência no trato com os idosos, comparando-os a crianças que necessitam de atenção especial. "Muita gente não tem paciência e capacidade de cuidar", comentou.
Ela também ressaltou que muitos familiares, devido à falta de tempo por conta do trabalho, confiam nesses equipamentos com a expectativa de que seus parentes idosos recebam alimentação adequada e outros cuidados essenciais.
Respostas
O Jornal de Alagoas procurou a Promotoria da Pessoa Idosa para questionar qual o número de idosos em situação de vulnerabilidade atualmente no município de Maceió e também para saber se a Casa do Idoso vai atender essa demanda em sua totalidade.
A reportagem aguarda retorno e o espaço está aberto para atualização.