Política
AL lidera investimentos no Brasil, “sem aumentar imposto”, diz Paulo
Nos últimos dez anos, Alagoas virou a página dos investimentos públicos no país. Literalmente. Era um dos últimos, proporcionalmente. Nos últimos três anos é o primeiro. E deve continuar assim pelos próximos anos.
Durante o Ivest Alagoas, evento realizado em São Paulo nessa quinta-feira (13/06), o governador Paulo Dantas (MDB) falou para convidados e investidores. Ele detalhou processos em que sua gestão incentivou investimentos e obteve maior arrecadação – um caminho que permite ao governo continuar investindo mais sem aumentar a carga tributária.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, afirmou que Alagoas tem hoje a maior capacidade de investimento entre todos do país. Este patamar foi alcançado, reforçou, sem a elevação de impostos às pessoas e empresas.
O Invest Alagoas foi realizado em São Paulo e reuniu autoridades, empresários e especialistas. O objetivo foi o de explorar os potenciais de crescimento do estado. Com a iniciativa, o governo estadual espera atrair investimentos que impulsionem seu desenvolvimento.
Na sua fala Paulo Dantas analisou levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), que coloca Alagoas na liderança em capacidade de investimento, com 18,50%. O indicador aponta quais estados têm uma gestão fiscal saudável – o que abriria espaço para aportes em áreas estratégicas para aumentar a produtividade e promover o crescimento econômico.
O governador detalhou como sua gestão buscou incentivar investimentos nacionais e estrangeiros, gerar empregos, movimentar a economia, e assim elevar sua própria arrecadação e fôlego para gastar. Segundo Dantas, a arrecadação do estado com ICMS aumentou em torno de 30% entre janeiro e maio deste ano. Ele classificou o resultado como “histórico” e relembrou que, em 2023, Alagoas registrou o maior avanço de receitas com o imposto entre todos os outros (16,5%).
“Como o estado consegue arrecadar mais sem elevar imposto? Com a confiança dos investidores nacionais e internacionais”, disse.
Dantas destacou uma série de empreendimentos que avançam no estado, como o Aeroporto de Maragogi, voltado ao pólo turístico do Norte do estado. A previsão do governo estadual é de que a obra seja entregue em 2025.
Dividiu a abertura do evento com Dantas, Renan Filho, que é ministro dos Transportes e foi governador de Alagoas de 2015 a 2022. O também emedebista defendeu o corte de despesas pelo governo federal, em meio à intensificação dos debates sobre o ajuste fiscal da gestão federal.