Política
Rodrigo será candidato a vice e a mãe de JHC assume o Senado já em julho
Alguns parlamentares vão aproveitar a oportunidade para deixar os cargos por alguns meses e dar lugar aos suplentes
A informação é do Valor Econômico, na reportagem “Licenças alteram Senado no período anterior às eleições”, publicada na edição do final de semana (15 a 17 de junho). Em resumo, o jornal antecipa a mudança de composição no parlamento em função das eleições municipais deste ano.
“A proximidade das eleições municipais deve reduzir o ritmo das atividades do Senado no segundo semestre deste ano, mas também terá impacto na composição das bancadas da Casa. Apesar de não ser obrigatório, alguns parlamentares vão aproveitar a oportunidade para deixar os cargos por alguns meses e dar lugar aos suplentes. A justificativa é focar na própria candidatura ou apoiar aliados nos Estados”, analisa o Valor.
“Até julho, pelo menos quatro senadores planejam se licenciar dos respectivos cargos, como os líderes Efraim Filho (PB) e Rodrigo Cunha (AL), e os senadores Carlos Viana (Podemos-MG) e Eduardo Gomes (PL-TO). Outros já se afastaram, como a senadora Augusta Brito (PT-CE)”, informa o Valor.
O regimento interno do Senado prevê que os suplentes só podem assumir o mandato caso o parlamentar fique fora por mais de quatro meses. Efraim Filho, por sua vez, não é pré-candidato, mas deve deixar o cargo por cerca de quatro meses para ajudar outras candidaturas na PB. O suplente é o empresário André Amaral, também filiado ao União Brasil. Efraim disse que aproveitará a pauta esvaziada no Congresso para se dedicar ao pleito na PB. “São mais de 60 candidatos a prefeito do União Brasil no Estado.”
“Já Rodrigo Cunha disse que só formalizará o pedido de licença quando houver definição de que ele será candidato a vice na chapa à reeleição do atual prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas, conhecido como JHC. 'Essa é a única possibilidade de eu me licenciar', disse Cunha. A suplente é a mãe de JHC, Eudócia (PL). A parlamentar já assumiu o cargo em 2022, quando Cunha disputou o governo estadual”, informa a reportagem.
Se depender da indicação de Rodrigo Cunha como candidato a vice de seu filho, JHC, Eudócia já pode marcar a data da posse no Senado. A coluna Radar, da revista, informa que a decisão já foi tomada na nota “O que Rodrigo Cunha diz sobre ser vice de JHC em Maceió”, desta segunda-feira (17/06).
“Senador confirma aos aliados que será companheiro de chapa do prefeito, ocupando posto que Arthur Lira quer preencher com nome de sua confiança. O Podemos já até escolheu o futuro líder, caso ele seja eleito. Como mostrou o Radar, o prefeito da capital alagoana avisou pessoalmente a Arthur Lira que pretendia ter o senador em sua chapa. A primeira suplente de Cunha é Dra. Eudócia, mãe de JHC.