Política

Prefeitura de Maceió remove nome dos bairros afetados pela Braskem do palco do São João

Dizeres estavam na decoração do palco, mas foram apagados após o show da segunda-feira (24)

Por Redação 26/06/2024 17h05 - Atualizado em 26/06/2024 19h07
Prefeitura de Maceió remove nome dos bairros afetados pela Braskem do palco do São João
Bairros afetados pela mineração tiveram seus nomes removidos do palco do São João de Maceió - Foto: Reprodução

O palco do São João de Maceió, organizado e realizado pela Prefeitura de Maceió, exibiu nos shows de segunda-feira (24) barraquinhas decorativas que estampavam os nomes dos bairros afetados pela mineradora Braskem: Bebedouro, Pinheiro, Farol, Mutange e Bom Parto. Sem maiores explicações dos porquês foram colocados, os nomes que relembram os bairros - hoje fantasmas em maioria - foram apagados. 

Imagens do dia 23, onde a estrela do São João foi o sertanejo Gusttavo Lima, mostram as barraquinhas, localizados nos cantos direito e esquerdo do palco, sem os dizeres com as localidades. Já no dia 24, o show dos também sertanejos Jorge e Mateus foi realizado com a lembrança do local em que se encontravam as vítimas do maior crime ambiental em área urbana do mundo. 

A página oficial do São João de Maceió no Instagram exibe uma imagem das apresentações em que é possível visualizar as barraquinhas e os nomes dos bairros. 

Nesta quarta-feira (26), o Jornal de Alagoas esteve no estacionamento de Jaraguá, local das apresentações e confirmou o apagamento dos nomes. 

O prefeito de Maceió, JHC (PL), carrega consigo o peso de ter sido o responsável por firmar um acordo bilionário com a Braskem. O aperto de mãos entre o responsável pela cidade e a responsável por suas lágrimas foi duramente criticado por especialistas - e pela oposição, por dar à mineradora que retirou 60 mil pessoas de suas casas, a posse de terrenos e logradouros públicos em troca da quantia indenizatória de R$ 1,7 bilhão.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Maceió para saber o porquê da retirada dos nomes dos bairros e aguarda retorno. O espaço está aberto para atualização. 

Nomes foram retirados; fotos foram feitas na quarta-feira (26)

Nomes foram retirados; fotos foram feitas na quarta-feira (26)