Política

“Só” Arthur Lira pode levar eleição de Maceió para o segundo turno

O atual prefeito teria uma eleição muito mais difícil com o eventual lançamento das candidaturas do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça e o ex-deputado estadual Davi Davino Filho

Por Blog de Edivaldo Junior 28/06/2024 06h06
“Só” Arthur Lira pode levar eleição de Maceió para o segundo turno
JHC, Arthur Lira e Rodrigo Cunha - Foto: Reprodução

Uma leitura mais detalhada da sondagem do Paraná Pesquisas sobre as eleições em Maceió, divulgada nesta quarta-feira (26/06), revela algo da opinião do eleitor e além dos números.

O resultado revela que no cenário de hoje o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), seria o único capaz de levar a eleição de prefeito da capital para o segundo turno.

Pré-candidato à reeleição, JHC lidera em todos os cenários, apontando para uma vitória já no primeiro turno. O atual prefeito, no entanto, teria uma eleição muito mais difícil com o eventual lançamento das candidaturas do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça e o ex-deputado estadual Davi Davino Filho.

No cenário com Davi (11,8%) e Gaspar (14,9%), JHC vai a 54,4%, dentro da margem de erro para vencer no primeiro turno ou para ir ao segundo turno.

Davi e Gaspar foram candidatos a prefeito de Maceió em 2020, tiveram excelente votação e hoje ambos são ligados a Arthur Lira.

Pelo menos um deles seria candidato numa eventual articulação de Lira. Tudo vai depender do entendimento entre Arthur e JHC na composição da chapa. O presidente da Câmara dos Deputados quer indicar o vice e amarrar compromissos para 2026. João Henrique quer indicar o senador Rodrigo Cunha para vice e, assim, abrir vaga para a mãe dele, Eudócia Caldas (que é primeira suplente), no Senado.

Lira e JHC seguem conversando. Ambos ainda tem tempo para definir um acordo antes da convenção. Mas até lá, só Arthur Lira, no cenário de hoje, tem o poder de levar a eleição deste para o segundo turno em Maceió.

Veja o resultado da pesquisa:


João Henrique Caldas (PL): 54,4%

Alfredo Gaspar (União Brasil): 14,9%

Davi Davino Filho (Progressistas): 11,8%

Rafael Brito (MDB): 3,8%

Lobão (Solidariedade): 2,2%

Ricardo Barbosa (PT): 0,9%

Não sabe/não respondeu: 5,3%

Nenhum/branco/nulo: 6,8%

A pesquisa também testou outros três cenários, com JHC pontuando com 59,4% e 69,9% respectivamente. (veja tabelas abaixo)

Metodologia

O Paraná Pesquisa ouviu 680 eleitores de Maceió. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 20 de 25 de junho. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TSE é AL-02718/2024.