Política
Avaliação de Paulo cresce 5,5 pontos, JHC 2,8 e Lula cai 2,7 pontos
A pesquisa detalha a percepção dos eleitores de Maceió em relação à atuação da administração do presidente, do governador e do prefeito
No comparativo entre as últimas duas pesquisas realizadas em Maceió pelo Instituto Paraná, a avaliação da administração do governador Paulo Dantas (MDB) teve melhor desempenho, seguido do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O levantamento do Paraná Pesquisas foi divulgado na quarta-feira (26/06) e revela que 55,4% dos moradores de Maceió aprovam a administração do governador Paulo Dantas (MDB), enquanto 40,4% desaprovam. Outros 4,1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar sobre a gestão.
Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em abril de 2023, quando o governador foi aprovado por 49,9% dos eleitores de Maceió, Paulo Dantas registra um desempenho positivo de 5,5 pontos percentuais.
O prefeito de Maceió também registrou desempenho positivo entre os dois levantamentos, saindo de 74,1% de aprovação para 76,9%, um desempenho de 2,8 pontos percentuais, enquanto a aprovação administração do presidente Lula teve desempenho negativo, saindo de 51,5% para 48,8%, o que representa uma queda 2,7 pontos percentuais,
No resultado divulgado em março, o levantamento mostra que 20,4% dos entrevistados desaprovam a gestão do prefeito do PL, enquanto 48,8% desaprovam a administração do presidente Lula.
A pesquisa detalha a percepção dos eleitores de Maceió em relação à atuação da administração do presidente, do governador e do prefeito. O resultado foi considerado positivo por assessores do governador, embora muitos tenham argumentado que em outros institutos a avaliação do governador Paulo Dantas é melhor do que a registrada no Paraná.
Metodologia
O estudo entrevistou 680 eleitores de Maceió de forma presencial entre os dias 20 e 25 de junho de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. Este levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AL-02718/2024.