Política

AL nos “Cabeças” do Congresso: Renan, 28 vezes, Arthur, 8, Isnaldo, 4

A lista dos “Cabeças do Congresso” é muito aguardada a cada ano, pela credibilidade e pelo reconhecido rigor dos critérios

Por Blog de Edivaldo Junior 03/07/2024 05h05
AL nos “Cabeças” do Congresso: Renan, 28 vezes, Arthur, 8, Isnaldo, 4
Renan Calheiros, Arthur Lira e Isnaldo Bulhões aparecem entre os "Cabeças" do Congresso Nacional. - Foto: Reprodução

Pela 28ª vez, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) está entre os “Cabeças do Congresso Nacional”, a lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que anualmente aponta os congressistas mais influentes e produtivos.

Outros dois políticos alagoanos, o presidente da Câmara dos Deputados e o líder do MDB também aparecem na lista: Arthur Lira, pela 8ª vez, e Isnaldo Bulhões, pela 4ª vez. Outra registro interessante é que os três aparecem, juntos, pela 4ª vez consecutiva, enquanto Renan e Lira aparecem lado a lado nas últimas oito edições de os "cabeças".

Renan só tem menos indicações na lista do que o senador Paulo Paim (PT-RS), que aparece 31 vezes, desde que a lista dos “Cabeças” foi criada, em 1994. Renan Calheiros foi indicado em todas as listas desde que assumiu o primeiro mandato de senador, em 1995, ficando fora apenas dois anos, coincidindo em parte com o período em que foi ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Os “Cabeças” dividem os parlamentares por suas habilidades. Isnaldo, por exemplo, foi escolhido pela quarta vez consecutiva como “negociador”. Já Arthur Lira aparece pela oitava vez consecutiva na categoria “articulador/organizador”. Uma única vez, em 2017, ele acumulou a “habilidade” de “negociador”.

Também em 2017, Renan Calheiros acumulou as “habilidades” de “debatedor” e “articulador/organizador”. Nas edições seguintes, até 2023, ele foi escolhido como “formulador”, com exceção de 2024, quando foi o único entre os 100 “Cabeças do Congresso Nacional” escolhido como “formador de opinião”.

Classificação dos “Cabeças” do Congresso Nacional 2024

A lista dos “Cabeças do Congresso” é muito aguardada a cada ano, pela credibilidade e pelo reconhecido rigor dos critérios do DIAP no julgamento da liderança e do trabalho de cada parlamentar.

Os critérios para classificação das características dos parlamentares na atividade legislativa não são excludentes. Assim, o parlamentar pode possuir mais de uma habilidade, embora o DIAP destaque a principal.

Deste modo, agrupa apenas a característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. Os maiores grupos são os articuladores/organizadores com 40 parlamentares, seguidos dos debatedores, com 25 parlamentares. Os formuladores são 24, o formador de opinião é o senador Renan Calheiros (MDB-AL), e os negociadores são 13 parlamentares, que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa respaldados para tomar decisões.


				
					AL nos “Cabeças” do Congresso: Renan, 28 vezes, Arthur, 8, Isnaldo, 4