Política

Deputada federal chamada de "Chica da Silva" em Maceió diz que vai tomar providências

Benedita da Silva (PT) afirma que irá notificar judicialmente Carla Zambelli (PL) e garantiu que ela enfrentará as consequências legais e políticas

Por Redação com O Globo 03/07/2024 15h03 - Atualizado em 03/07/2024 17h05
Deputada federal chamada de 'Chica da Silva' em Maceió diz que vai tomar providências
Benedita da Silva comentou sobre fala de Zambelli - Foto: Zeca Ribeiroo/Agencia Câmara

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de "Chica da Silva" durante uma live nas redes sociais. A declaração foi feita enquanto Zambelli reclamava de não ter poder de fala na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que ocorre em Maceió.

“Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente... não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli.

Benedita da  Silva, deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro estava atuando como coordenadora geral do encontro na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 quando tomou conhecimento do incidente. Segundo a deputada, providências já foram tomadas na Câmara, com manifestações de repúdio tanto do PT quanto de participantes do evento, que se posicionaram contra a declaração de Zambelli.

A fala da parlamentar foi feita enquanto reclamava de não ter poder de fala no evento. Chica da Silva, mencionada por Zambelli, foi uma escravizada brasileira alforriada que se tornou uma figura de destaque na sociedade colonial de Minas Gerais no século 18, conhecida por seu poder e influência.

O evento do P20 em Maceió reuniu legisladores dos países-membros do G20 para discutir temas como a ampliação da representatividade feminina em espaços de decisão, o combate às desigualdades e a promoção da autonomia econômica das mulheres. A fala de Zambelli gerou grande repercussão e indignação entre os participantes e na sociedade.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltou a importância de Benedita como referência na política nacional e reafirmou seu apoio à deputada. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também expressou solidariedade a deputada, destacando sua contribuição inspiradora na luta contra as desigualdades e todas as formas de violência.