Política
Maceió é a capital do NE com menor número de pré-candidatos a prefeito
Na sequência, Recife e Salvador são as capitais do Nordeste que tem menor número de candidatos
No atual cenário político e eleitoral, Maceió aparece com o menor número de pré-candidatos à prefeitura entre as capitais do Nordeste em 2024, de acordo com levantamento do blog do Edivaldo Junior, com base em informações do Wikipédia.
Na sequência, Recife e Salvador são as capitais do Nordeste que tem menor número de candidatos, com seis nomes em cada uma. Nas duas cidades, assim como Maceió, os atuais prefeitos vão disputar a reeleição como favoritos.
As coincidências não param por aí. Na capital da Bahia, o atual prefeito, Bruno Reis disputa a reeleição como favorito, tendo como principal adversário o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Em Maceió, o principal adversário de JHC será o deputado federal Rafael Brito (MDB).
Em Recife, João Campos enfrenta um imbróglio na escolha do vice, posto que é pretendido pelo PT, mas que pode ficar com um amigo pessoal do prefeito, que tem nome especulado para disputar o governo em 2026.
Na capital de Alagoas, a disputa pela prefeitura está concentrada principalmente entre o atual prefeito JHC (PL), que busca a reeleição e possui uma vantagem nas pesquisas, e o deputado federal Rafael Brito (MDB), apoiado pelo governador Paulo Dantas.
A escolha do vice de JHC, reivindicada pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), pode ficar com Rodrigo Cunha (Pode), que abriria vaga para a mãe de JHC no Senado. Tudo passa por projeções para as eleições de 2026.
Maior número
Se os dados do Wikipédia estiverem corretos, Teresina, capital do Piauí, tem o maior número de pré-candidatos, mesmo tento o atual prefeito, José Pessoa Leal, provavelmente concorrendo à reeleição. São dez nomes. Fortaleza (CE), vem na sequência, com 8 pré-candidatos, mesmo número de Aracaju (SE).
Natal (RN) e São Luís (MA) aparecem com sete pré-candidatos cada, enquanto João Pessoa (PB) tem 6, mesmo número de Recife (PE) e Salvador (BA).
Além de JHC em Maceió, Campos em Recife, Reis em Salvador, Leal em Teresina, devem ir à reeleição José Sarto em Fortaleza, Cícero Lucena em João e Eduardo Braide em São Luís. Nas demais capitais, Aracaju e Natal, não haverá reeleição.
Direita
Diferente de outras capitais do Nordeste, onde o presidente Lula foi vitorioso nas urnas em 2022, Maceió foi a única em que Jair Bolsonaro foi o mais votado. E é também a única onde pode ser eleito um prefeito do PL, partido do o ex-presidente.
Na capital de Alagoas, o governador Paulo Dantas (MDB), o senador Renan Calheiros (MDB) e o ministro Renan Filho (MDB), principais os aliados do presidente Lula em Alagoas, trabalha com a estratégia de concentração de forças no primeiro turno.
O PT de Maceió, no entanto, mantém a pré-candidatura de Ricardo Barbosa, apesar da baixa pontuação nas pesquisas. Nesse cenário, a divisão – como já alertou Renan Filho – vai favorecer a direita. Mas essa é outra história.
Lista de Pré-Candidatos às Prefeituras das Capitais do Nordeste (Wikipédia)
Maceió:
- JHC (PL)
- Rafael Brito (MDB)
- Lobão (Republicanos)
- Ricardo Barbosa (PT)
Salvador:
- Bruno Reis (União Brasil)
- Major Denice (PT)
- Léo Prates (PDT)
- Ana Paula Matos (PDT)
Aracaju:
- Emília Correia (PL)
- Yandra Moura (UB)
- Danielle Garcia (MDB)
- Luiz Roberto (PDT)
- Candisse Carvalho (PT)
- Fabiano Oliveira (PP)
- José Paulo (Novo)
- Niully Campos (PSOL)
Fortaleza:
- José Sarto (PDT)
- Capitão Wagner (União Brasil)
- Evandro Leitão (PT)
- Célio Studart (PSD)
- Haroldo Neto (Unidade Popular)
- Técio Nunes (PSOL)
João Pessoa:
- Cícero Lucena (PP)
- Luciano Cartaxo (PT)
- Ruy Carneiro (Podemos)
- Marcelo Queiroga (PL)
- Celso Batista (PSOL)
Recife:
- João Campos (PSB)
- Marília Arraes (Solidariedade)
- Mendonça Filho (DEM)
- André de Paula (PSD)
- Clarissa Tércio (PSC)
- Marco Aurélio Medeiros (PRTB)
- Patrícia Domingos (Podemos)
Natal:
- Álvaro Dias (PSDB)
- Fernando Mineiro (PT)
- Paulinho Freire (União Brasil)
- Hermano Morais (PSB)
- Kelps Lima (Solidariedade)
Teresina:
- Dr. Pessoa (MDB)
- Fábio Abreu (PL)
- Fábio Novo (PT)
- Gessy Fonseca (PSC)
- Major Diego Melo (Patriota)
- Péricles Filho (PSDB)
São Luís:
- Eduardo Braide (Podemos)
- Duarte Júnior (PSB)
- Neto Evangelista (DEM)
- Bira do Pindaré (PSB)
- Rubens Júnior (PCdoB)
- Yglésio Moyses (PROS)
Essa lista reflete a diversidade e a complexidade das disputas eleitorais nas capitais nordestinas, destacando como Maceió com um cenário menos fragmentado em comparação com outras cidades da região.