Política

Renan Filho autoriza obras do Arco Metropolitano de Maceió

Assinaturas incluem edital para obras no Arco Metropolitano de Maceió e reparos imediatos de pavimentação nas BRs 424 e 316; rodovias são fundamentais para turismo alagoano

Por Assessoria 05/07/2024 14h02 - Atualizado em 05/07/2024 15h03
Renan Filho autoriza obras do Arco Metropolitano de Maceió
Em Alagoas, ministro Renan Filho autoriza edital para licitação de obras no Arco Metropolitano de Maceió, além de reparos mas BRs 424 e 316. - Foto: Felipe Brasil/Governo de Alagoas

Duas obras importantes para Alagoas foram autorizadas nesta quinta-feira (4) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. A primeira é a publicação do edital de licitação para a duplicação da BR-424/AL, no chamado Arco Metropolitano de Maceió. Já a segunda, foi a assinatura de ordem de serviço para início imediato de obras em 132,6 quilômetros da mesma BR-424/AL e da BR-316/AL.

De acordo com o ministro, as obras são essenciais para garantir um tráfego mais fluido e seguro na região metropolitana da capital alagoana. “Seguimos melhorando as rodovias de todo Brasil e não é diferente por aqui, com a ordem de serviço para recuperação de trecho da BR-316, entre as cidades de Pilar e Palmeira dos Índios. E com o edital da duplicação da BR-424, que vai criar um anel metropolitano em Maceió e facilitar o escoamento do polo industrial do município de Marechal Deodoro”, detalhou.

Arco Metropolitano

Além de duplicação, o edital da BR-424/AL prevê implantação, pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos da rodovia federal. Com investimento previsto de R$ 240,6 milhões, a construção do Arco Metropolitano será realizada no entorno das cidades de Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Pilar, Santa Luzia do Norte e Satuba, ao longo de 16,2 quilômetros. A obra tem destaque nas falas do ministro, que menciona o Arco Metropolitano como um dos quatro principais para a infraestrutura rodoviária no estado.

O empreendimento vai garantir o desenvolvimento social e econômico da região metropolitana de Maceió, uma vez que a rodovia é uma rota importante para escoamento de produtos agrícolas, industriais e comerciais. A expectativa é que as melhorias diminuam os custos de transporte, aumentem a competitividade entre produtos locais, criem um acesso facilitado a pontos turísticos e ainda ofereçam maior segurança para os usuários da rodovia.

Pavimentação e reparos

Em paralelo, as obras de manutenção rodoviária das BR-316/AL e BR-424/AL contam com um investimento aproximado de R$ 26 milhões a serem aplicados ao longo de três anos. O serviço vai contemplar pistas principais, marginais, faixas de domínio, dispositivos de drenagem e demais detalhes das rodovias federais em uma extensão de 132,6 quilômetros.

Na BR-316/AL, serão realizadas intervenções no trecho compreendido entre os quilômetros 158,5 ao 272, de Palmeira dos Índios até Maceió, passando pelos municípios de Igaci, Taquarana, Belém, Anadia, Maribondo, Pindoba, Atalaia, Pilar e Satuba. Já na BR-424/AL, o segmento a receber melhorias vai do quilômetro 92 a 108,2, em Pilar e Marechal Deodoro. As obras fazem parte do programa de trabalho de Intervenções para Recuperação e Restauração de Rodovias Federais e do plano orçamentário de Manutenção Rodoviária.

Iniciativas como essa sustentam os bons índices alcançados: desde 2016 o Índice de Condição de Manutenção (ICM) da malha rodoviária nacional não tinha níveis tão bons, com registro em maio de 70% das rodovias federais em estado de conservação bom ou ótimo. Alagoas ganhou destaque na medição do ICM por ocupar a primeira posição no ranking do Nordeste, com 81% de rodovias em estado de conservação considerado bom e somente 4% da malha em condição considerada ruim.