Política

Saúde tem novo secretário em Maceió, o quarto em menos de 4 anos

A noemação foi publicada no Diário Oficial de Maceió desta quinta-feira, 12

Por Blog de Edivaldo Junior 12/07/2024 05h05
Saúde tem novo secretário em Maceió, o quarto em menos de 4 anos
Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha, assume a Secretaria de Saúde de Maceió. - Foto: Reprodução

O nome já circulava nos bastidores desde o início da semana. E não chega a ser nenhuma surpresa. O novo secretário de Saúde de Maceió é Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha. Até ontem, ele atuava como “Coordenador Executivo Institucional do Prefeito de Maceió”, mas sempre foi uma espécie de coringa, pronto para assumir todas as missões dadas pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL). A noemação foi publicada no Diário Oficial de Maceió desta quinta-feira, 12.

A atuação de Mourinha se tornou mais conhecida do público no processo de vacinação contra a Covid-19, mas ele sempre teve um pé na saúde. Foi, por exemplo, o coordenador da transição no Hospital da Cidade. Agora, como secretário, chega como “homem de confiança” do prefeito na leitura da maioria, mas garante um dos mais influentes interlocutores da prefeitura de Maceió. Mourinha foi nomeado para o cargo na cota do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça.

“O Mourinha se aproximou muito do Carlos Mendonça (filho de Gaspar), a quem ajudou durante o período que ele esteve na gestão como secretário de Habitação. A partir dessa relação, ele chega como indicado do deputado, mas claro que sendo uma pessoa da inteira confiança do prefeito”, afirma o interlocutor.

Quatro em quatro


Claydson Moura é o quarto secretário de Saúde e menos de quatro anos na gestão de JHC. O primeiro foi Pedro Hermann Madeiro, um técnico respeitado no setor, mas que não conseguiu se adaptar ao modo “J” de governar. Ficou no cargo por menos de 4 meses, até maio de 2021.

Na sequência, JHC nomeou a médica Célia Maria Rodrigues de Lima Dias Fernandes, que ficou à frente da Pasta pelo maior período - de maio de 2021 até abril de 2023 - apesar de sua atuação discreta na “mídia”.

O médico Luis Romero Farias foi o terceiro secretário e ficou no cargo entre abril de 2023 e junho de 2024. Muito respeitado na gestão e na “sociedade” alagoana, a expectativa era que ele voltasse ao cargo ou que fosse indicado à vice de JHC. Até o momento, nenhum desses palpites tem chance de emplacar.

Mourinha, que ganhou projeção como coordenador e estrategista de campanha eleitoral, atuando muitas vezes como “marqueteiro”, mostrou-se um habilidoso assessor do prefeito, encarando missões nos mais diferentes setores e, geralmente, com bons resultados. Agora, tem pela frente o desafio de tocar uma das maiores pastas do município e certamente ficará no cargo pelo menos até o final do ano, quando se encerra o atual mandato de JHC.


				
					Saúde tem novo secretário em Maceió, o quarto em menos de 4 anos
                        Reprodução