Política

Federação Brasil quer indicar vice de Rafael Brito; PDT e PSB também

Existe ainda a possibilidade de participação de outras legendas, incluindo a Federação Brasil

Por Blog de Edivaldo Junior 15/07/2024 05h05
Federação Brasil quer indicar vice de Rafael Brito; PDT e PSB também
Rafael Brito (MDB) - Foto: Assessoria

A vaga de vice na chapa do pré-candidato a prefeito do MDB em Maceió deve se tornar uma das mais disputadas até a convenção do partido, que será realizada em agosto. Em reunião com o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), o vice-governador e presidente do PDT em Alagoas, Ronaldo Lessa, comunicou que o partido tem interesse em indicar o candidato a vice da chapa de oposição ao prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).

Lessa foi eleito vice de JHC em 2020, mas rompeu com o prefeito em 2022 e passou a fazer oposição ao atual gestor. O PSB, que era o partido de JHC até 2022, antes dele se filiar ao PL a convite do ex-presidente Jair Bolsonaro, também tem planos para indicar um candidato a vice na chapa de Rafael Brito, mas evita fazer qualquer tipo de “pressão” pública.

Na coligação que vai lançar Rafael Brito como candidato a prefeito de Maceió, além do MDB, PDT e PSB, está confirmada a participação do PSD. Existe ainda a possibilidade de participação de outras legendas, incluindo a Federação Brasil (PT/PCdoB/PV). O deputado estadual Sílvio Camelo, líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas, avisou que a Fe Brasil “não abre mão de indicar o vice” na chapa encabeçada por Rafael Brito.

O “recado” foi dado durante reunião na sexta-feira (12/07) com dirigentes da federação em Maceió e em Alagoas, realizada na Assembleia Legislativa. Isso, claro, se o pré-candidato do PT à prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa, não tiver seu nome confirmado pela Executiva Nacional do partido.

Essa possibilidade, de Barbosa não ter nome confirmado pelo PT nacional, dominou a reunião que contou com a participação, além de Camelo representando o PV de Maceió, de Naldo Freitas (presidente estadual do PCdoB e da Federação), Marcelo Nascimento (presidente do PT em Maceió) e Thiago Souza Santos (presidente do PCdoB em Maceió).

O registro a seguir é da jornalista Vanessa Alencar, colunista do Cada Minuto: “O presidente da Federação Brasil da Esperança (que reúne PT, PV e PCdoB) em Maceió, deputado Sílvio Camelo (PV), já avisou aos navegantes: Depois que for oficializada, pela nacional, a não homologação da candidatura de Barbosa, a Federação local não abrirá mão de indicar o vice da chapa encabeçada pelo Tio Rafa (MDB)”.

Pelo que apurei, Sílvio lembrou que a Federação deu todo o espaço ao PT, que teve todo o tempo e condição para viabilizar a candidatura de Ricardo Barbosa. E, se confirmada a expectativa da não confirmação de Barbosa, a Federação poderá indicar um nome do PV ou do PCdoB, embora o PT também possa pleitear a vaga.

O que ficou claro na reunião é que não existe interesse de Ricardo Barbosa em ser indicado para a vaga, o que a essa altura é compreensível – de lado a lado. Barbosa, que é presidente estadual do PT em Alagoas, não teria gostado, pelo que se comenta nos bastidores, da conversa com a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Mas, independente da posição do PT, Camelo avisou que, caso não haja a confirmação do nome de Ricardo, a Federação vai se reunir na próxima quarta-feira (17) e indicar um nome para a vice de Rafael Brito.