Política

Lean Araújo quer plataforma de transparência para eventos públicos em Alagoas

MPAL E MPC discutiram a criação de um painel para que sejam divulgados dados referentes a contratações feitas por gestores públicos relacionadas a eventos

Por Redação* 16/07/2024 10h10 - Atualizado em 16/07/2024 14h02
Lean Araújo quer plataforma de transparência para eventos públicos em Alagoas
Projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério Público de Alagoas, Tribunal de Contas estadual, MP da Bahia e TCE/BA - Foto: Assessoria

Visando garantir transparência no gasto de recursos, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, se reuniu com o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Enio Pimenta, para que juntos pudessem discutir a implementação de um painel para a divulgação de contratações feitas por gestores públicos relacionadas a eventos e festividades.

Com a plataforma, será possível que a população acompanhe todos os gastos realizados em eventos patrocinados pelos entes federativos, a exemplo dos festejos juninos. Além disso, o painel garantirá ainda a legalidade das ações envolvendo o dinheiro público.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério Público de Alagoas, Tribunal de Contas estadual, MP da Bahia e TCE/BA. “Estamos realizando tratativas há algum tempo, a exemplo de uma nota técnica que assinamos em abril deste ano sobre orientações gerais referentes a contratações públicas relacionadas aos festejos juninos”, comentou o PGJ Lean Araújo.

O chefe do MP de Contas, Enio Pimenta, informa que já foi iniciado um diálogo com os gestores municipais no sentido de oferecer algumas orientações sobre a realização de contratações de artistas. “Agora, vamos buscar abordar o assunto junto à AMA para que possamos envolver os municípios na divulgação desses dados”, destacou.

Saiba mais:

Ministério Público de Alagoas estuda criar "portal da transparência" dos festejos juninos

São João milionário

A medida servirá para que a população acompanhe, por exemplo, os gastos referentes às festas de São João, que, mais uma vez, deram o que falar este ano.

É estimado que, só com a contratação de bandas e artistas, cidades como Arapiraca, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Marechal Deodoro e Pilar, ultrapassaram os R$ 15 milhões investidos.

Já em Maceió foi divulgado que os artistas contratados para animar a festa cobraram quase R$ 20 milhões.

*Com informações da Ascom MP/AL