Política

Prefeitura de Maceió oficia empresas para retirada de outdoors de "cunho político"

Secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, responsável pelos documentos, atuou como advogado nas eleições passadas em causa que defendeu manutenção dos equipamentos publicitários; ele ganhou processo

Por Redação 16/07/2024 16h04 - Atualizado em 16/07/2024 17h05
Prefeitura de Maceió oficia empresas para retirada de outdoors de 'cunho político'
Pré-candidato do mesmo partido do prefeito tem outdoors espalhado pela cidade; Semsc pediu retirada - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), oficiou, nesta segunda-feira (15), duas empresas que atuam na instalação de outdoors na capital alagoana para solicitar a adequação imediata e remoção de supostas propagandas de cunho político ligadas à disputa eleitoral deste ano.

O documento aponta uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre as regras de propaganda eleitoral, como argumento para que os outdoors sejam removidos.

No pedido, a Semsc afirma estar preocupada com toda a orientação do TSE e diz deixar de lado qualquer direcionamento partidário, ao pedir a compreensão das empresas para que toda e qualquer propaganda eleitoral exposta seja removida em até 48 horas. O ofício é assinado pelo Secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho.

Advogado, ele atuou na campanha ao governo, em 2022, do senador Rodrigo Cunha (Podemos),aliado de primeira hora do prefeito JHC (PL), e ganhou, à época, uma causa sobre propaganda eleitoral antecipada e pedia justamente a remoção de outdoors do candidato defendido por ele.

O ofício da SEMSC se deu no mesmo dia que foram às ruas outdoors do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que faz oposição ao prefeito JHC.

Prejuízo a aliado


Quem pode sair prejudicado nesta história é o pré-candidato a vereador pelo PL, Dudu Hollanda, que tem espalhado há alguns meses peças de comunicação visual em diversos pontos da capital alagoana. Em algumas, inclusive, ele apareceu ao lado do prefeito JHC, presidente municipal do PL, convidando a população a filiar-se no partido.

Respostas

O Jornal de Alagoas procurou a assessoria da Semsc e do secretário Eduardo para comentar o caso. O espaço está aberto para atualizações.