Política

Mães denunciam falta de vagas em creches da rede municipal: "Horrível"

Série de reclamações foram divulgadas através do deputado federal Rafael Brito, que esteve em uma unidade do Gigantinhos no bairro do Antares

Por Redação 18/07/2024 11h11 - Atualizado em 18/07/2024 12h12
Mães denunciam falta de vagas em creches da rede municipal: 'Horrível'
Gigantinhos - Foto: Reprodução

A inserção de crianças em creches e pré-escolas é de extrema importância para os pequenos durante os anos da primeira infância. Apesar disso, diversas mães do Benedito Bentes têm enfrentado problemas que as impedem de conseguir matricular seus filhos em uma unidade municipal recentemente inaugurada no bairro do Antares, situado na parte alta de Maceió.

A creche Gigantinhos está localizada próximo à entrada do Benedito Bentes e, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Maceió, tem atualmente 1.350 alunos matriculados.

Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado federal e pré-candidato a prefeitura da capital, Rafael Brito (MDB), esteve na unidade para verificar denúncias feitas por algumas mães que alegam não conseguir efetuar a matrícula de seus filhos na unidade de ensino, mesmo após uma série de tentativas.

"A gente já tá na metade do ano e não tô conseguindo trabalhar porque [a criança] não tem com quem ficar", diz uma das mulheres que aparece no vídeo, alegando já ter ido na creche por várias vezes, chegando a deixar o nome de seu filho na lista de espera, mas não obteve sucesso em conseguir uma vaga.

Em conversa com o deputado, a reclamação dessa mãe se estende para outras instituições de ensino da rede municipal, como a que uma outra filha sua estuda, que segundo ela, "só tem aula quando quer".

Brito afirma que diversas denúncias desse tipo chegam a ele diretamente e, nesse caso em específico, a falta de aulas se dá pela falta de professores no quadro municipal. Ele faz ainda um apelo: "Prefeitura, fica aqui a cobrança. Coloquem as crianças para estudar em creche, ter acesso ao conteúdo pedagógico na idade correta, ter acesso à alimentação na idade correta, porque educação infantil tem que ser prioridade".

Assista: