Política
Em família: parentes de prefeitos vão as urnas nas eleições em Alagoas
A prática de nomear parentes como candidatos não é novidade na política alagoana, mas ganha novos contornos nas próximas eleições
Nas eleições de 2024 em Alagoas, pelo menos 56 prefeitos vão disputar reeleição. Outros 46 vão para a disputa enfrentando a máquina da prefeitura seja contra ou a favor.
Em muitas cidades onde os prefeitos não disputam a reeleição, os candidatos de oposição vão enfrentar parentes diretos dos prefeitos, dentro do que é permitido pela legislação eleitoral, a exemplo de tias, sobrinhos e primos.
Esse fenômeno ocorre inclusive nas maiores cidades do Estado, a exemplo de Rio Largo, Palmeira dos Índios, Pilar e São Luís do Quitunde.
Sucessor
Em cidades onde os prefeitos atuais não disputarão a reeleição, a estratégia predominante é a indicação de sucessores que gozam de uma relação de confiança com os atuais gestores. A preferência é por parentes próximos. E quanto mais próximos, melhor.
Bem avaliados, os atuais gestores, ainda tem a vantgem do acesso a recursos provenientes de emendas ou da arrecadação municipal. Essa combinação de popularidade e caixa cheio deixa muitos prefeitos em posição favorável para manterem o controle político e elegerem seus sucessores.
A prática de nomear parentes como candidatos não é novidade na política alagoana, mas ganha novos contornos nas próximas eleições.
Vamos a alguns exemplos:
Pilar: Fátima Resende, tia do atual prefeito Renato Filho, é a favorita na disputa.
Palmeira dos Índios: Tia Júlia, tia do prefeito Júlio César, também é favorita.
Junqueiro e Campo Alegre: Irmãos Joãozinho Pereira e Pauline Pereira disputam simultaneamente nos municípios. O primo deles, Peu Pereira, é candidato à reeleição em Teotônio Vilela. Os irmãos Leandro Silva e Valdir Silva, também vão disputar as prefeituras em cidades vizinhas: Junqueiro e Teotônio.
Murici: Remi Filho, primo do prefeito Olávio Neto, é o candidato apoiado.
Cacimbinhas: o primo Vaval Wanderley é o candidato escolhido pelo atual prefeito Hugo Wanderley e deve ser eleito.
São Luís do Quitunde: Márcia Cavalcante, sobrinha de Cícero Cavalcante e prima da atual prefeita Fernanda Cavalcante, também aparece como favorita.
Rio Largo: Carlos Gonçalves, sobrinho de Gilberto Gonçalves, é candidato em uma das maiores cidades do Estado.
Além dos parentes diretos, outros cargos importantes também são ocupados por figuras de confiança dos prefeitos, como vices-prefeitos que agora buscam ascender ao cargo máximo. Exemplos incluem Emanuel Cardoso, vice de Mar Lima em Quebrangulo, e Júnior Menezes, vice de Kil Freitas em União dos Palmares.