Política
Vice-Governadoria promove debate com Ciro Gomes sobre cidadania e políticas públicas
Câmara de Estudos Políticos será no Centro de Convenções, em Jaraguá, no auditório Virgínio Loureiro, no térreo
A Vice-Governadoria de Alagoas vai promover uma palestra com o advogado e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, nesta quinta-feira (25). O evento faz parte da programação da Câmara de Estudos Políticos, criada pelo vice-governador Ronaldo Lessa. A palestra será no Centro de Convenções, em Jaraguá, no auditório Virgínio Loureiro, no térreo.
O evento é gratuito, aberto ao público em geral, e não requer inscrição. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 9h30 no hall, com duração de 20 minutos, e na sequência terá início a palestra. Uma excelente oportunidade para os interessados.
O vice-governador Ronaldo Lessa enfatizou que não é suficiente apenas capacitar e inserir os cidadãos no mercado de trabalho. É igualmente importante promover a formação política, permitindo que eles desenvolvam uma percepção crítica das relações sociais. Além de adquirir habilidades técnicas para o mercado de trabalho, a formação política ajuda as pessoas a entenderem sua posição na sociedade, participar ativamente na vida pública e conhecer seus direitos e responsabilidades.
“Essa combinação oferece uma visão holística do desenvolvimento humano, contribuindo para uma sociedade mais consciente e igualitária. Além disso, a formação cidadã também possibilita que os indivíduos identifiquem quem está genuinamente contribuindo para o seu crescimento. Essa consciência permite discernir quem está ao seu lado, apoiando e compartilhando dos mesmos valores. Assim, a formação política não apenas amplia as habilidades profissionais, mas também fortalece os laços sociais e a compreensão das relações interpessoais”, afirmou.
De acordo com a coordenadora da Câmara de Estudos Políticos, Luciana Santana, o objetivo é fomentar discussões políticas de conjuntura com embasamento científico, por meio de evidências comprovadas. “Isso significa que vamos promover debates a partir de dados oficiais, tanto governamentais quanto produzidos por instituições de ensino e pesquisa. Esses dados serão elaborados por pesquisadores de diversas áreas, focando em três eixos principais: desenvolvimento socioeconômico, juventude e política e democracia contemporânea”, destacou. O objetivo é incentivar discussões relacionadas aos valores democráticos, pesquisas de opinião e processos políticos, sempre utilizando dados confiáveis e respeitando critérios teórico-metodológicos rigorosos.
Essas discussões ocorrerão em subgrupos temáticos, com a participação de lideranças da sociedade civil, de diferentes segmentos, perfis organizacionais, lideranças partidárias, políticas e agentes governamentais que trabalham diretamente na formulação de políticas públicas. Esses subgrupos abordarão tanto os eixos específicos quanto temas transversais, utilizando dados científicos na elaboração dessas políticas.
“A ideia é que esses grupos tenham uma interlocução permanente, permitindo que os participantes desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre o contexto político, econômico e social, além de contribuírem para o aprimoramento e proposição de políticas públicas”, destacou a coordenadora.
Os pesquisadores envolvidos e a coordenação têm como meta contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas públicas no estado de Alagoas. “Estamos muito satisfeitos com o projeto e temos boas perspectivas para contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade de vida e as mudanças estruturais em Alagoas”, esclareceu Luciana Santana.
SOBRE CIRO GOMES
Ciro Ferreira Gomes tem uma longa e diversificada trajetória política e administrativa. Iniciou sua carreira como deputado estadual no Ceará em 1982 e, em 1988, foi eleito prefeito de Fortaleza. Em 1990, tornou-se o mais jovem governador da história do Brasil ao ser eleito governador do Ceará. Durante a presidência de Itamar Franco, foi Ministro da Fazenda, contribuindo para a consolidação do Plano Real, e em 2003, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério da Integração Nacional.
Além de suas funções executivas, Ciro foi deputado federal em 2006, sendo o mais votado proporcionalmente no país. Em 2013, tornou-se Secretário da Saúde do Ceará e, em 2015, presidiu a Transnordestina Logística S/A. Ciro também foi candidato à Presidência da República em 1998, 2002, 2018 e 2022. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, estudou na Harvard Law School e é autor de diversos livros. Atualmente, é vice-presidente nacional do PDT, escreve a newsletter O Brasil Desvendado e está associado ao escritório de advocacia Porto Advogados.
*Com Agência Alagoas