Política

PT muda tom em Maceió e sinaliza apoio ao MDB: ‘Nosso inimigo é JHC'

O entendimento passa pelo apoio do PT ao pré-candidato do MDB à prefeitura de Maceió, deputado federal Rafael Brito

Por Blog de Edivaldo Junior 26/07/2024 05h05
PT muda tom em Maceió e sinaliza apoio ao MDB: ‘Nosso inimigo é JHC'
Paulo Dantas e Paulão - Foto: Reprodução

O governador Paulo Dantas (MDB) e o deputado federal Paulão (PT) tiveram mais uma rodada de conversas na segunda-feira (22/07) sobre o imbróglio em torno da aliança entre MDB e PT em Maceió. No encontro, registra a jornalista Vanessa Alencar, em seu blog no Cada Minuto, "a ‘paz’ entre o MDB e o PT em Alagoas teria sido selada... É o que conta ao blog uma fonte ligada ao petista."

O entendimento passa pelo apoio do PT ao pré-candidato do MDB à prefeitura de Maceió, deputado federal Rafael Brito. "Ainda conforme a fonte, o entendimento ‘em casa’ evita o desgaste do que seria favas contadas: mais uma interferência do PT nacional no cenário eleitoral da capital."

O encontro marcou, de fato, uma mudança de tom do PT nessa questão. O que Paulão disse a Paulo Dantas é que o PT Nacional provavelmente vai decidir pela coligação com o MDB. E mais: que não terá reação do diretório estadual. Ou seja, o PT de Alagoas vai respeitar a decisão nacional e votar em Rafael Brito. A Paulo Dantas, Paulão disse, textualmente, "que o nosso inimigo é o JHC".

"A maioria das lideranças de Alagoas quer logo uma definição. Nós precisamos redefinir a estratégia para lutar para eleger pelo menos dois vereadores", diz Marcelo Nascimento, presidente do PT de Maceió e pré-candidato a vereador.

Espera


Também no Cada Minuto, o jornalista Volney Malta registrou a posição do presidente do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, sobre a decisão de ter ou não candidato majoritário em Maceió. Em cidades com mais de 100 mil eleitores, a decisão de ter ou não candidato é da nacional. E a negociação envolve também o apoio do MDB em cidades de outros estados.

De acordo com Volney, Marcelo disse que entre os vários municípios que o PT cobra o apoio do MDB estão Guarulhos (SP) e Belo Horizonte. "Em todos os casos, o tempo ganho no horário gratuito de rádio e TV é o produto ambicionado. Mas também é sabido o quanto é traumático esse tipo de ação”, registrou o jornalista.

A decisão, segundo um interlocutor do PT em Alagoas, sai no máximo até a próxima segunda-feira: “Depois que a nacional se posicionar vamos discutir internamente, no partido e na federação, a indicação do vice”, pondera.