Política
União destina mais de R$ 37 bilhões para os redutos eleitorais
Valor foi destinado em apenas sete meses
O cenário político brasileiro tem sido marcado por uma movimentação sem precedentes no uso do orçamento da União. Em apenas sete meses, já foram destinaram mais de R$ 37 bilhões para os redutos eleitorais este ano. Essa é, segundo a coluna A Hora do portal Uol, o maior legado de Arthur Lira (PP-AL) para o Brasil.
O impacto dessa estratégia orçamentária não é uniforme entre os partidos. As sete legendas que dominam as prefeituras em cidades médias e grandes são também as que mais receberam verbas do orçamento federal. Com isso, espera-se que esses partidos, conhecidos como "Arenão", cresçam mais nas eleições de 2024.
Esses partidos incluem PSD (do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco), União Brasil, MDB, PL (de Bolsonaro), PP (de Arthur Lira) e Republicanos (de Tarcísio de Freitas). Embora o PT também tenha recebido uma significativa quantia do orçamento, seu número de prefeitos é menor em comparação com os partidos do Arenão.
A expectativa é que, entre as legendas do Arenão, haja um crescimento substancial em prefeituras e câmaras de vereadores. Em 2026, os candidatos eleitos em 2024 poderão servir como cabos eleitorais essenciais para eleger mais deputados e senadores desses partidos, e assim, ampliar ainda mais suas bancadas no Congresso.
Com a quantidade inédita de emendas direcionadas a localidades específicas, o resultado só será completamente conhecido após a contagem dos votos para prefeitos e vereadores em outubro.
*Com informações do Uol