Política
Rafael Brito defende união federativa para avanço da Primeira Infância
No Gazeta Summit, deputado destaca a colaboração entre governos e elogia o exemplo de Alagoas com o programa CRIA na construção de creches
O deputado federal Rafael Brito foi um dos palestrantes do Gazeta Summit Primeira Infância, nesta segunda-feira (29), no Centro de Convenções de Maceió. Presidente da Comissão da Educação na Câmara Federal, ele enfatizou a necessidade de união entre os entes federativos para o avanço das políticas públicas voltadas à primeira infância. Para reforçar seu ponto de vista, Rafael mencionou o exemplo do Governo de Alagoas com a criação do programa CRIA, que construiu mais de 60 creches em todo o estado para suprir a falta de vagas na Educação Infantil, mesmo que a Constituição não exija essa atuação da esfera estadual.
“As creches CRIA demonstram ao país que a união entre os entes federativos é essencial para a implementação de políticas sustentáveis e com resultados positivos. O IDH de Alagoas teve um grande salto graças a programas como o CRIA e o ‘Vem Que Dá Tempo’ que visa o combate à evasão escolar. Neste caso, o Governo assumiu a responsabilidade de colaborar com a primeira infância”, destacou ao lado de um representante do MEC, de um dirigente da Fundação Unibanco e da PNUD/ONU.
Rafael destacou a transformação que a educação infantil passou nos últimos anos em Alagoas e que só foi possível após investimentos na formação continuada e qualificação dos professores. “Para resolver os problemas da educação na primeira infância, é necessário investir na alimentação escolar, que combate a evasão e a fome em toda a sociedade. Também é preciso valorizar os profissionais da Educação Infantil e incentivar a união entre os entes federativos. Esses são pontos essenciais para a transformação esperada na sociedade”, concluiu.