Política

Maceió tem 190 candidatos inscritos a vereador e dois a prefeito; prazo vai até o dia 15

Partidos, coligações e federações têm até o dia 15 para solicitar o registro candidaturas junto ao TSE

Por Vinícius Rocha 09/08/2024 16h04
Maceió tem 190 candidatos inscritos a vereador e dois a prefeito; prazo vai até o dia 15
Câmara de Maceió - Foto: Dicom CMM

Maceió entra no período eleitoral com um total de 190 candidatos inscritos até o momento para a disputa das vagas na Câmara de Vereadores e dois candidatos oficialmente registrados para a corrida à Prefeitura, conforme informações do sistema DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para regularização das candidaturas junto ao TSE vai até o dia 15 de agosto.

O mais recente a oficializar sua candidatura foi Rafael Brito (MDB), atual deputado federal, que concorre ao cargo de prefeito pela coligação "Maceió Levada a Sério". Composta pelos partidos MDB, PSB, PDT, PSD e, pela Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL - PT/PC do B/PV), a chapa tem como vice a vereadora Gaby Ronalsa (PV). Brito é o segundo candidato a formalizar sua participação na disputa, seguindo Anivaldo Luiz da Silva, o Lobão, do Solidariedade.

As regras da legislação eleitoral exigemque todos os candidatos tenham seus dados e propostas de governo registrados no DivulgaCandContas, plataforma da Justiça Eleitoral que centraliza informações sobre as candidaturas e suas respectivas prestações de contas.

Com o término das convenções partidárias, que foram realizadas no dia 5 de agosto, os partidos, coligações e federações têm até o dia 15 para solicitar o registro de suas candidaturas junto ao TSE, usando o Sistema de Candidaturas (CANDex). A orientação é que os registros sejam feitos o quanto antes, para evitar problemas com o sistema, já que a entrega de documentos presenciais só poderá ser feita até as 19h do dia 15 de agosto.

Cada partido ou federação tem direito a lançar apenas um candidato a prefeito e vice-prefeito, mas pode apresentar até 100% do número de vagas disponíveis para vereador, mais uma candidatura adicional, conforme estabelece a legislação eleitoral. Além disso, é necessário respeitar o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada gênero.

Maceió terá a partir do próximo ano 27 vereadores, ao contrário das atuais 25 cadeiras da Câmara Municipal.