Política

"Quem é o único candidato a prefeito oriundo da comunidade em AL", na visão de MV

Em 56 cidades de Alagoas os atuais prefeitos são candidatos à reeleição e disputam como favoritos

Por Blog do Edivaldo Júnior 10/08/2024 08h08
'Quem é o único candidato a prefeito oriundo da comunidade em AL', na visão de MV
Marcelo Victor ao lado de Antonino Cardozo, Dalmo Junior e Luciano Amaral e lideranças em Piaçabuçu. - Foto: Reprodução

As eleições de 2024 em Alagoas serão marcadas pelo pequeno número de candidatos e pela participação de tios e sobrinhos em dezenas de cidades alagoanas, incluindo os maiores municípios, a exemplo de Rio Largo e Palmeira dos Índios.

Em 56 cidades de Alagoas os atuais prefeitos são candidatos à reeleição e disputam como favoritos.

Nos municípios onde não há reeleição, a tentativa de manter o poder vem através de um parente direto - tios, sobrinhos, primos - ou de um aliado de "confiança".

Esse cenário predomina em todo o Estado. Ou quase. A exceção, na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, é Piaçabuçu.

"Piaçabuçu é a única cidade de Alagoas que tem um candidato a prefeito oriundo da comunidade", diz Marcelo Victor, em referência a Antonino Cardozo, candidato a prefeito pelo PSB.

Durante reunião com lideranças comunitárias, representantes de associações, sindicatos e de cooperativas de Piaçabuçu, realizada na última semana, Marcelo Victor reforçou o compromisso com a candidatura de Antonino Cardozo.

"Eu tenho apostado cada vez mais em projetos como esse de Piaçabuçu, com o objetivo de ter candidatos que são oriundos da comunidade, que representam legitimamente as pessoas através de suas organizações, a exemplo do Antonino", explicou MV.

Com efetiva participação no movimento estudantil e popular, Antonino ajudou a organizar, através de cooperativas e associações, grupos de produtores rurais e de moradores da cidade em torno de projetos produtivos, que estão melhorando a renda e a qualidade de vida em Piaçabuçu.

No encontro com Marcelo Victor, foram apresentados projetos como a produção de cocadas e outros doces, que gera hoje oportunidade de renda para mais de 500 mulheres de Piaçabuçu. Outro projeto destacado foi o do Banco Comunitário É Da Gente, que atende mais de duas mil pessoas, ou da comercialização do óleo diesel para pescadores, com descontos de cerca de 10%.

O maior projeto liderado por Antonino é a Coopaiba, a cooperativa de beneficiamento de coco seco que gera mais de 150 empregos na área industrial, além de garantir a compra da produção, por preço justo, de mais de 1,2 mil pequenos produtores de Piaçabuçu e cidades vizinhas.

"Vocês contam com meu apoio, com minha proteção. Não tenham medo. Podem fazer a campanha, podem levar a mensagem de paz, podem levar suas propostas, que tenho certeza, são as melhores. Vocês têm a chance de eleger um representante do povo, um nome da comunidade. E se ele for eleito, ele não vai esquecer de onde veio e vai trabalhar junto com vocês", apontou Marcelo Victor.

Compromissos

Antonino Cardozo agradeceu o apoio de Marcelo Victor e assumiu o compromisso de manter o trabalho junto à comunidade: "o que nós queremos é fazer na prefeitura o que temos conseguido realizar a partir do cooperativismo, beneficiando as pessoas, gerando emprego, dando oportunidade. Por ter certeza, Marcelo, quando eu for prefeito nós iremos usar o dinheiro público em benefício do povo. Se hoje já estamos conseguindo gerar tantos benefícios, com a prefeitura vamos fazer muito mais", afirmou.

O candidato a prefeito agradeceu o apoio de Marcelo Victor: "já estivemos juntos em outras eleições e seu apoio, presidente, é fundamental para nos dar tranquilidade e segurança para fazer uma campanha pacífica, propositiva, levando a cada cidadão uma mensagem de mudança, de libertação, de esperança em dias melhores para todos e não só para a família e os amigos dos donos do poder", enfatizou.