Política
VÍDEO: o difícil "Caminho da Volta "na política: veja quem tenta retornar ao poder em Alagoas
Diversos ex-prefeitos e ex-deputados em Alagoas estão buscando retornar à vida política
Quem já esteve no poder quer voltar para lá. E, para muitos, a política é com um vício difícil de largar. Nas eleições de 2024, diversos ex-prefeitos e ex-deputados em Alagoas estão buscando retornar à vida política, seja na tentativa de conquistar novamente um mandato de prefeito ou vice-prefeito, ou, em alguns casos, uma vaga nas câmaras de vereadores de Maceió e do interior do estado.
Em Maceió, por exemplo, temos o ex-vereador e ex-deputado estadual Lobão, que é candidato a prefeito, desafiando o atual prefeito JHC. No entanto, as chances de vitória são consideradas baixas. Já na corrida pela Câmara de Vereadores, dois ex-prefeitos que já foram figuras poderosas na política alagoana, Rui Palmeira e Cícero Almeida, tentam conquistar uma cadeira. Desses, Rui Palmeira parece ter mais chance.
No interior, em Arapiraca, o ex-deputado Tarcizo Freire é novamente candidato a prefeito, assim como a ex-prefeita Fabiana Pessoa, que assumiu o cargo após a morte de Rogério Teófilo. Ambos, porém, enfrentam grandes dificuldades contra o atual prefeito Luciano Barbosa.
Em Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, ex-prefeito e ex-deputado federal, desistiu de uma candidatura própria e agora é candidato a vice-prefeito, ao lado de Júnior Dâmaso, numa disputa que promete ser acirrada.
Outros casos incluem a cidade de Rio Largo, onde o ex-prefeito Toninho Lins queria se candidatar novamente, mas, por ser inelegível, lançou sua esposa, Isabele Lins, com poucas chances de sucesso no momento.
Em Santana do Ipanema, o ex-deputado federal Marcos Ferreira disputa uma vaga na Câmara de Vereadores, enquanto em Colônia Leopoldina, João Caldas, ex-deputado federal e pai do atual prefeito de Maceió, JHC, desistiu antes mesmo da convenção partidária. A mesma situação se repete em Olho d'Água das Flores, onde o ex-prefeito Neném Humberto também desistiu da disputa.
Piaçabuçu apresenta um cenário curioso, com o ex-prefeito Dalmo Júnior e o ex-vereador de Maceió Carlos ronalsa, agora concorrendo como candidatos a vice-prefeito.
Em outras localidades, alguns ex-prefeitos tentam retornar ao poder com boas chances de sucesso.
Veja:
- Em Campo Alegre, Pauline Pereira é a favoritas, com o apoio do atual prefeito.
- Em São Miguel dos Campos, Pedoca Jatobá busca voltar ao poder, pela oposição, contra um prfeito muito bem avaliado.
- Em Maragogi, Marcos Madeira também tenta retornar e por lá a disputa promete ser equilibrada.
- Na Barra de Santo Antônio, a ex-prefeita Manu Moura, agora na oposição, também promete uma disputa bastante acirrada.
- Em Lagoa da Canoa, o ex-prefeito e ex-deputado Jairzinho Lira também de protagonizar uma disputa bastante acirrada contra o candidato de situação.
- Em Penedo, Marcius Beltrão, aogra na oposição, enfrenta Ronaldo Lopes, seu ex-aliado, numa campanha que tende a ser difícil, porque o atual prefeito é muito bem avaliado.
- Em Delmiro Gouveia, o ex-prefeito Padre Eraldo, declarado inelegível, disputa com poucas chances, mesmo se conseguir manter a sua candidatura até o final
- Em Viçosa, o ex-prfeito Flaubert Torres entra na disputa com poucas chances.
- Em Messias, o ex-prefeitos Jarbinhas, na oposição, promete uma dipsuta mais equilibrada
A disputa promete ser intensa em várias cidades, com algumas campanhas se desenrolando de maneira particularmente acirrada. Em Junqueiro, Joãozinho Pereira, ex-prefeito de Teotônio Vilela, está concorrendo pela oposição, prometendo dar muito trabalho ao atual prefeito, Leandro SIlva.
- Em Estrela de Alagoas, outra caso curioso: o ex-prefeito Cacimbinhas, Roberto Vanderley, e o ex-prefeito Arlindo Garrote se enfrentam numa batalha entre oposição e situação bastante equilibrada.
O cenário eleitoral em Alagoas mostra que muitos desses políticos experientes estão determinados a retornar ao poder, mas apenas o tempo e a vontade dos eleitores dirão quem conseguirá reconquistar um mandato em 2024.
Veja vídeo: