Política

Quem são os deputados que podem eleger filhos vereadores em Maceió

Políticos lançam candidatura de seus filhos nas eleições deste ano

Por Redação 13/08/2024 10h10 - Atualizado em 13/08/2024 15h03
Quem são os deputados que podem eleger filhos vereadores em Maceió
Caio Bebeto, Silvio Camelo Filho e Olívia Tenório - Foto: Reprodução

De pai para filho, segue a política em Maceió, de tantas oligarquias que fazem da capital alagoana um reflexo do que é visto em todo o estado.

É fato que os poderes políticos do estado estão concentrados nas mãos de poucas famílias e, para as eleições deste ano, sairão mais exemplos do modelo de trabalho alagoano.

Os deputados Silvio Camelo (PV) e Cabo Bebeto (PL) estão em campanha para eleger seus filhos vereadores.

Caio Bebeto é filho do Cabo Bebeto, presidente do PL Jovem em Alagoas, segue a linha de seu pai e se agarra ao bolsonarismo e às discussões da extrema-direita. Apesar do apoio do pai, vencer a eleição no chapão do PL não será fácil, já que o partido tem uma grande base de vereadores com mandato.

Já Silvio Camelo Filho, representante do Partido Verde, tem atuação no Procon-AL e recebe o apoio fundamental do pai, líder do governo de Alagoas na ALE-AL.

Oligarquia no dicionário significa um regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família. Em Alagoas, a democracia é atravessada pela dominância de determinadas famílias e grupos políticos.

Na Assembleia e na Câmara de Maceió, hoje, os Tenório, com o deputado Francisco e a filha Olívia.

Gabi Gonçalves, do PP, tem o pai prefeito de Rio Largo. Cibele Moura é de uma casta que domina o litoral Norte de Alagoas há muitos anos, com o pai candidato à reeleição em Paripueira, e a mãe candidata na Barra de Santo Antônio.

Fernando Pereira é irmão da ex-vice prefeita de Maceió, Jó Pereira, e de Joãozinho Pereira, candidato a prefeito neste ano em Junqueiro.

Rivais políticos dos Pereira, os Silva disputam a reeleição no município de Junqueiro com o atual titular do executivo, Leandro Silva, irmão do deputado André Silva.

Na ALE-AL, Flávia Cavalcante recém separou-se do vereador por Maceió Kelmann Vieira. Eles mantém, entretanto, a aliança política.

A deputada Fátima Canuto é mãe e principal fiadora para o sucesso político do filho, Renato, prefeito do Pilar, na região metropolitana de Maceió.

Na capital alagoana, a escolhida para compor a chapa de Rafael Brito à prefeitura da cidade foi Gaby Ronalsa. Vereadora mais votada nas últimas eleições, ela é irmã do deputado Dudu Ronalsa e vai indicar o primo, Milton Ronalsa para ocupar seu lugar na Câmara.