Política

Pai de Arthur Lira, Biu de Lira expulsa agricultores e omite fazenda em declaração ao TSE, diz site

De acordo com o site, De Olho nos Ruralista, em agosto de 2023, uma família foi expulsa de seus 5 hectares de terra em Quipapá, no sul de Pernambuco

Por Redação* 22/08/2024 10h10
Pai de Arthur Lira, Biu de Lira expulsa agricultores e omite fazenda em declaração ao TSE, diz site
Arthur Lira e seu pai Biu de Lira - Foto: Reprodução

Pai do presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira (PP) e candidato à reeleição a à Prefeitura de Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), conhecido como Biu de Lira, não declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Fazenda Engenho Proteção,em Quipapá, interior de Pernambuco, em que desapropriou uma família em uma ação de reintegração de posse.

De acordo com o site, De Olho nos Ruralista, em agosto de 2023, Cícero Paulo da Silva e Maria José de Oliveira Silva foram expulsos de seus 5 hectares de terra em Quipapá, no sul de Pernambuco, diante de uma ação de reintegração de posse movida por Arthur Lira e seu pai, Biu de Lira.

A propriedade tinha sido adquirida em 2008 pelos Lira como parte da massa falida da Usina Água Branca. Com isso, os agricultores que viviam nas terras há décadas foram expulsos.

A reportagem aponta que Biu de Lira informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser proprietário da Fazenda Estrela, de 279 hectares, também em Quipapá, mesmo dado da eleição anterior, mas não declara nada sobre a Engenho Proteção. Ele declarou ainda no município a Fazenda Quitéria, com 138 hectares.

O texto ainda traz um dossiê do império agropecuário das famílias Lira e Pereira. Juntos, Arthur e Benedito de Lira têm 3.872,46 hectares, espalhados por cinco municípios de Alagoas e dois de Pernambuco, onde criam gado, principalmente Nelore.

Com 82 anos, Benedito é prefeito da Barra de São Miguel, com cerca de 8 mil habitantes. Ele começou na agropecuária nos anos 80, pelas mãos da família da sua primeira esposa, Ivanete Pereira de Lima, mãe de Arthur.

Para ler a matéria completa e o dossiê clique aqui.

*Com informações do site De Olho nos Ruralista