Política

Líder no Nordeste, Alagoas é segundo do Brasil em bolsas de mestrado e doutorado

Sílvio Bulhões e Fábio Guedes destacam avanço de Alagoas no ranking de competitividade dos Estados

Por Blog de Edivaldo Junior 30/08/2024 04h04
Líder no Nordeste, Alagoas é segundo do Brasil em bolsas de mestrado e doutorado
Sílvio Bulhões e Fábio Guedes destacam avanço de Alagoas no ranking de competitividade dos Estados - Foto: Reprodução

Quem te viu, quem te vê. Alagoas já foi um dos últimos em todos os indicadores de Educação, incluindo o ensino básico. O Estado avançou várias posições se destacando no IDEB 2023 com a 9a posição nacional e a 2a melhor do Nordeste nos anos iniciais; nos anos finais, Alagoas ficou em 7o no ranking nacional e 3o no regional e no ensino médio, a 15a posição no Brasil e a 4a no Nordeste.

Duas semanas depois da divulgação do IDEB, novos indicadores consolidam o bom posicionamento de Alagoas na Educação, agora de nível superior: o estado se consolida como líder no Nordeste e o segundo colocado em nível nacional na concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

O avanço é resultado de ações coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), que têm sido fundamentais para fortalecer a formação de pesquisadores no estado.

Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, Alagoas subiu da segunda para a primeira posição regional e da quinta para a segunda posição nacional em comparação com o ano anterior. Esse progresso também se reflete no pilar de inovação, no qual o estado avançou do 15º para o 12º lugar em âmbito nacional. Este pilar inclui indicadores como Investimentos Públicos em P&D, Patentes, e Empresas de Alto Crescimento, nos quais Alagoas demonstrou crescimento em cinco dos sete itens avaliados.

Silvio Bulhões, secretário da Secti, ressaltou o compromisso contínuo do estado em investir em ciência e tecnologia: "Vamos continuar reforçando a posição de Alagoas como um dos maiores investidores em CT&I no país. Nos últimos dois anos, implementamos um reajuste de 40% nas bolsas, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento científico."

celebrou o avanço, destacando a importância do investimento governamental: "Esse resultado reflete o comprometimento do Governo Paulo Dantas com a Ciência, Tecnologia e Inovação. Queremos que esse impacto positivo alcance todo o estado, especialmente ao formar nossa juventude e fortalecer os projetos científicos em Alagoas."

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, sublinhou o papel crucial da Fapeal no fortalecimento dos programas de pós-graduação, mesmo durante períodos de crise nacional e pandemia. Ele destacou que dois terços dos cursos de mestrado e doutorado aumentaram sua qualificação graças ao apoio contínuo da Fapeal.

Tonholo também mencionou a relevância do Centro de Inovações do Jaraguá como um catalisador de uma "revolução silenciosa" em Alagoas. "A competência na área de Tecnologia da Informação e a concentração de talentos no Polo de Inovação estão criando uma nova realidade para o estado, impulsionada por programas como o OxeTech e pela formação de profissionais altamente qualificados."

Além desse avanço expressivo na educação superior e na inovação, Alagoas também tem se destacado na educação básica. O estado foi um dos que mais avançou no IDEB 2023, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria da qualidade educacional em todos os níveis. Esse progresso integrado, tanto na educação básica quanto na superior, reforça a visão de Alagoas como um estado que está investindo no conhecimento como motor de desenvolvimento socioeconômico. A combinação desses avanços promete criar um ciclo virtuoso, onde uma educação básica sólida prepara os jovens para um ensino superior de excelência, impulsionando ainda mais o crescimento de Alagoas em áreas estratégicas para o futuro.


				
					Líder no Nordeste, Alagoas é segundo do Brasil em bolsas de mestrado e doutorado
Sílvio Bulhões e Fábio Guedes destacam avanço de Alagoas no ranking de competitividade dos Estados

Versão oficial


Veja texto da assessoria

Alagoas está na 1ª posição do Nordeste e na 2ª do Brasil na concessão de bolsas de mestrado e doutorado


Ações realizadas pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) garantiram a primeira posição de Alagoas no ranking do Nordeste na concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Já em âmbito nacional, o incentivo à formação de pesquisadores no estado ficou em segundo lugar, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados.

Em comparação com 2023, Alagoas pulou da 2ª posição para a 1ª, regionalmente, e da 5ª para a 2ª, nacionalmente. Além disso, o estado saiu do 15º para o 12º lugar do país, quando se considera o pilar inovação como um todo. Esse pilar é composto pelos itens: Investimentos Públicos em P&D, Patentes, Bolsa de Mestrado e Doutorado, Empreendimentos Inovadores, Pesquisa Científica, Empresas de Alto Crescimento e Informação e Comunicação. E dos sete itens, Alagoas avançou em cinco.

Segundo o secretário da Secti, Silvio Bulhões, Alagoas continuará investindo em ciência, ensino superior e também iniciação científica. "Vamos continuar investindo, reforçando essa posição do estado, como um dos que mais investem em CT&I no país. Nos últimos dois anos, foi aplicado um reajuste de 40% nas bolsas, e isso mostra nosso comprometimento", afirmou o secretário.

Para o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, esse é um avanço que deve ser comemorado. “Isso mostra o comprometimento do Governo Paulo Dantas em continuar investindo em Ciência, Tecnologia e Inovação. Nós queremos que esse resultado possa alcançar todo o estado, especialmente formando a nossa juventude e permitindo que os cientistas de Alagoas possam apostar cada vez mais nos seus projetos”.

Quanto à competitividade, no geral, o estado ocupa a 17ª posição no país. O ranking é organizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização suprapartidária, que define o ambiente ideal para o surgimento de inovações como a presença combinada da competição com ações de fomento à pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Leia aqui na íntegra

Alagoas está na 1ª posição do Nordeste e na 2ª do Brasil na concessão de bolsas de mestrado e doutorado