Política
Rafael Brito promete tarifa zero no transporte público e anuncia ações para combater a fome em Maceió
Candidato do MDB apresentou suas propostas no Boletim Gazeta e criticou a atual gestão pela falta de planejamento em mobilidade urbana
O candidato a prefeito de Maceió, Rafael Brito (MDB), anunciou que, se eleito, instituirá tarifa zero no transporte urbano da capital. Ele prometeu que, a partir de sua posse, o transporte público será gratuito 24 horas por dia e todos os dias da semana.
“Vamos ampliar o modal do transporte público e instituir o programa Vou de Graça, com tarifa zero de ônibus em Maceió. Ninguém vai pagar mais passagem do transporte coletivo na capital”, afirmou. A proposta foi apresentada durante sua entrevista no programa Boletim Gazeta, da Gazeta News, nesta sexta-feira (6).
Além da promessa para o transporte público, Brito falou sobre um programa de combate à fome, com o objetivo de atender 20 mil famílias em situação de extrema pobreza, oferecendo uma renda de R$ 150 mensais. Segundo ele, esse será um dos principais focos de sua gestão, caso seja eleito. "A intenção é contribuir para reverter a situação de fome desse segmento da sociedade", explicou o candidato.
No que diz respeito à mobilidade urbana, Brito afirmou que a atual gestão municipal não apresentou um plano, o que impede o recebimento de recursos. Ele criticou a falta de planejamento da prefeitura: “Enquanto temos proposta, a prefeitura não tem planejamento e chegou a anunciar o BRT sem, ao menos, ter projeto pronto.” Ele apresentou a proposta do programa "Destrava Maceió", em parceria com o governo estadual, que pretende realizar uma série de intervenções urbanas para melhorar o trânsito da cidade.
O candidato também prometeu valorizar os profissionais da educação, ampliar o número de escolas de tempo integral e melhorar a infraestrutura da capital, especialmente nas áreas periféricas. “A prefeitura tem orçamento de R$ 5 bilhões, mas saiu um ranking de eficiência esta semana mostrando que Maceió ficou em penúltimo lugar entre as capitais. Aqui se gasta muito e se entrega pouco para a população”, destacou.
Sobre a geração de empregos, Brito planeja investir no turismo, criar um polo multissetorial e fomentar o empreendedorismo jovem. Na saúde, ele propôs a ampliação das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a construção de 40 policlínicas com atendimento especializado.
Veja abaixo a entrevista completa: