Política

"Faria novamente", diz vereador, após ser flagrado imobilizando cidadão

Cabo Reformado da PM-AL, Siderlane Medonça (PL) abordou um homem que supostamente estaria usando drogas no Benedito Bentes

Por Redação 10/09/2024 17h05 - Atualizado em 10/09/2024 17h05
'Faria novamente', diz vereador, após ser flagrado imobilizando cidadão
Vereador Siderlane Mendonça aplica 'mata-leão' em homem no Benedito Bentes - Foto: Reprodução

O vereador e candidato à reeleição Siderlane Mendonça (PL), flagrado, nesta terça-feira (10) imobilizando um cidadão em área pública no bairro do Benedito Bentes publicou um vídeo nas redes sociais defendendo-se sobre o que chamou de “política suja, que se utiliza de cortes para denegrir a sua imagem”.

Na publicação, o vereador, que aparece em primeiro plano enquanto o vídeo em que ele imobiliza com um golpe mata-leão um homem sem camisa, Siderlane fala sobre sua experiência de 10 anos na Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). O vereador é cabo, reformado, da corporação.

Em seguida, ele diz que  realizou uma abordagem em um caso de um homem que estava utilizando drogas e empurrou uma mulher. “Eu mandei ele sair do local e colocar a mão na cabeça para que pudesse revistá-lo, para garantir minha segurança”, afirmou. 

“Como policial que sou, e vereador que estou, não vou temer enfrentar problemas, e esse cidadão que eu fiz a abordagem em nenhum instante eu agredi, eu continuaria e faria novamente”.

Em seguida, o vereador complementa as imagens com um outro vídeo em que ele realiza, junto a uma outra pessoa, a abordagem ao homem. Pessoas se aproximam do vereador e as imagens são cortadas. Em seguida, Siderlane aparece no chão recolhendo dinheiro e diz: “o dinheiro é seu, não vou pegar seu dinheiro não. Mendonça aparece vasculhando uma carteira de cigarro e diz que vai ficar com ‘uma marica’ - espécie de cachimbo para uso de drogas, do cidadão.

“Eu fui treinado para isso, do mesmo jeito que eu sou polícia, eu sou vereador”, conclui Siderlane nas imagens.

O Jornal de Alagoas procurou a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Alagoas para esclarecer se o vereador licenciado pode abordar um cidadão e se o procedimento utilizado é padrão da PM-AL. O A reportagem foi atendida e aguarda retorno dos responsáveis pela comunicação da briosa.