Política
PT escolhe Cristóvão Lopes para substituir Padre Eraldo em Delmiro Gouveia
TSE negou na segunda-feira o pedido de efeito suspensivo feito pelo então candidato a prefeito
Após a justiça eleitoral vetar a candidatura do Padre Eraldo, o Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, na sexta-feira, 13, novos candidatos para a Prefeitura de Delmiro Gouveia. A convenção do partido decidiu que o empresário Cristóvão Lopes será o candidato a prefeito, com Sérgio Torres como vice.
A convenção contou com a presença dos vereadores da chapa, do presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, do deputado federal Paulão e da militância do partido. O evento marcou a substituição dos nomes da chapa de oposição.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na segunda-feira, 9, o pedido de efeito suspensivo feito por Eraldo Joaquim Cordeiro, conhecido como "Padre Eraldo". O então candidato havia sido condenado por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico, o que os torna inelegíveis para as eleições deste ano.
O ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso no TSE, avaliou que as provas apresentadas eram suficientes para manter a condenação. A decisão ratifica o julgamento anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), que havia decretado a inelegibilidade do candidato.