Política
Revolução silenciosa
Artigo do governador de Alagoas, Paulo Dantas
Neste dia 16 de setembro, comemoramos os 207 anos de nossa querida Alagoas. Desde 1817, nossa história tem sido escrita por extraordinários personagens que marcaram o cenário nacional. Quando nos emancipamos de Pernambuco, éramos pouco mais de 100 mil habitantes, menos da metade da população de Arapiraca hoje. Naquela época, o açúcar já era destaque, como bem disse o escritor Manuel Diegues Júnior, que viu a história de Alagoas entrecruzada à trajetória dos engenhos.
Do ciclo do açúcar, passando pelo do algodão e suas vilas operárias, o que se construiu até agora correspondeu aos desafios de cada período e suas circunstâncias. Na apresentação do nosso Plano de Governo, registrado na Justiça Eleitoral, mencionei o fato de que algumas caminhadas já haviam sido iniciadas, cabendo a gente ter humildade para dar continuidade ao que foi feito, e fazer ainda melhor.
Recentemente, recebi o ministro Paulo Teixeira, que falou sobre a "revolução silenciosa" que Alagoas vive, com crescimento econômico e novas oportunidades surgindo. As autoridades federais, a partir do nosso presidente Lula, reconhecem o excelente momento vivido por Alagoas, do qual muito me orgulho por liderar uma equipe de governo respeitada, e pela gestão fiscal responsável, que gera indicadores positivos. Em homenagem ao aniversário da nossa terra, considero oportuno destacar alguns deles.
No setor agrícola, até o fim deste ano, vamos entregar 2.300 títulos de propriedade pelo programa Rural Legal. Nossa meta é regularizar mais de 7.200 famílias até o fim do mandato, dobrando o número de títulos já entregues na história do Estado. E as previsões para 2024 indicam uma safra 45% maior que a do ano passado!
No emprego, Alagoas ajudou o Brasil a bater a marca de 1,4 milhão de novos postos de trabalho este ano. Com a menor taxa de desemprego da nossa história, o Estado segue atraindo empresas e investimentos, gerando cinco mil novos empregos só em 2024. O PIB alagoano tem projeção de crescimento de 3,4%, a melhor do Nordeste e a terceira do país.
Na saúde, estamos expandindo nossa rede. Até o final deste ano, entregaremos o Hospital do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios, e, em breve, o Hospital Metropolitano de Arapiraca. O Hospital do Coração Alagoano já é uma conquista histórica, e Programas como o Bate Coração, Respirar e AVC dá Sinais estão em pleno funcionamento, além do Plano Emergencial de Oncologia, que amplia os atendimentos.
Já na educação, alcançamos o segundo lugar no ranking nacional do IDEB, com 31 das 100 melhores escolas do país aqui em Alagoas. Esse resultado vem da parceria entre o Estado e as prefeituras do interior. E agora, começamos a pagar os precatórios do Fundef, valorizando ainda mais nossos profissionais.
Seguimos com projetos grandiosos, como o Mais Água Alagoas, que vai investir R$ 10 bilhões para garantir água e saneamento básico a todos. Na segurança, tivemos o agosto mais tranquilo da nossa história. No turismo, novos hotéis estão a caminho e as obras do aeroporto de Maragogi seguem a todo vapor.
Em menos de dois anos, já cumprimos metade das promessas feitas. Cada obra entregue é motivo de orgulho, mas o que mais me emociona é saber que Alagoas foi o estado do Nordeste que mais reduziu a pobreza entre 2021 e 2023. Foram 433 mil pessoas que melhoraram suas condições de vida, graças a programas como o Cartão Escola 10, o Cartão Cria e o Leite do Coração, que ampliaram a rede de proteção social.
Ainda há muito a fazer, mas neste aniversário de Alagoas, meu sentimento é de gratidão a todos que acreditam e ajudam a construir um Estado mais desenvolvido e justo para todos nós.
*Governador Paulo Dantas