Política

Em período eleitoral, JHC destina mais de R$ 2 milhões para serviços não realizados

Segundo informações oficiais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contratou a Podium para a sinalização de diversos prédios e realizou os empenhos na mesma data, em 29 de agosto deste ano

Por Redação 20/09/2024 10h10
Em período eleitoral, JHC destina mais de R$ 2 milhões para serviços não realizados
Fachada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maceió empenhou mais de R$ 2 milhões em contratos de comunicação visual com a empresa Podium Comunicação Visual LTDA, durante o período eleitoral, para serviços que não foram totalmente realizados em prédios públicos e eventos que não ocorreram.

Segundo informações oficiais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contratou a Podium para a sinalização de diversos prédios e realizou os empenhos na mesma data, em 29 de agosto deste ano. Entre eles, o Centro de Controle de Zoonoses, o Centro de Atendimento ao Turista e outras unidades de saúde.

O valor total empenhado nestes locais foi de R$ 203.238,00, com R$ 154.962,00 sendo liquidados. Outro contrato, relacionado ao PAM Salgadinho e o 2º Centros de Saúde, foi de R$ 978.807,00, dos quais R$ 229.915,00 foram liquidados.

Para o prédio sede da pasta, a SMS empenhou o valor de R$ 119.390,00 também com a empresa Podium Comunicação Visual LTDA. Diferente de outros contratos, o montante foi integralmente liquidado, ou seja, o pagamento foi realizado na totalidade, sem retenções.

A reportagem esteve nestes locais e constatou que a sinalização que se encontra por lá é muitas vezes feitas de forma amadora, com papéis impressos descrevendo o local de determinadas salas ou direcionamentos aos usuários
As informações sobre os empenhos estão disponíveis no Portal da Transparência.


O Jornal de Alagoas questionou a Prefeitura de Maceió sobre a realização dos serviços, mas não obteve retorno.

Movelaria e eventos


Além disso, um empenho de R$ 499.811,00 foi destinado pela Fundação Municipal de Ação Cultural para a comunicação visual de um evento cultural que, de acordo com a apuração, não ocorreu. Apesar disso, o valor total foi pago à Podium, o que não consta no escopo de trabalho previsto no contrato da empresa.

Outro fato envolve um contrato de R$ 79.500,00, também com a Podium, para serviços de movelaria e fechamento de estrutura no restaurante popular do Clima Bom. Este tipo de serviço, no entanto, foge da especialidade da empresa, que é comunicação visual, conforme estipulado em contrato. Curiosamente, até o momento, nenhum pagamento foi efetuado, apesar do empenho​.