Política

Taxado de fujão em 2024, JHC evita confrontos que enfrentou na primeira eleição para prefeito

Gestor tem recusado participar de debates e sabatinas com a imprensa local, o que tem gerado críticas de adversários e especialistas

Por Redação 20/09/2024 17h05 - Atualizado em 20/09/2024 18h06
Taxado de fujão em 2024, JHC evita confrontos que enfrentou na primeira eleição para prefeito
Prefeito de Maceió tem evitado o embate público com adversários - Foto: Reprodução

Nas eleições de 2024, o atual prefeito de Maceió, JHC (PL), tem adotado uma postura diferente da campanha de 2020 ao se recusar a participar de debates e eventos com adversários e imprensa. Em 2020, quando era candidato, o gestor compareceu a vários debates e sabatinas promovidos por diferentes emissoras e entidades. 

Nas eleições em que foi eleito, ao vencer o agora aliado Alfredo Gaspar, no segundo turno, JHC esteve presente em debates importantes, como o realizado pela TV Mar no dia 12 de novembro, pela TV Ponta Verde no dia 24 de novembro e pela TV Gazeta em 27 de novembro. Além disso, foi sabatinado pela TV Mar em 30 de outubro e pelo Fundepes em 25 de novembro daquele ano. No entanto, ele faltou ao debate da TV Pajuçara em 20 de novembro e ao debate promovido pelo Acta no dia 26 de novembro, justificando “problemas de agenda”. 

Em 2024, o cenário é diferente. JHC faltou ao debate promovido pela CBN em 2 de novembro. Ele também recusou participar da sabatina promovida pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com o portal UOL. O atual chefe do executivo municipal também não participou do debate promovido pela GazetaNews, em 11 de novembro, e esteve ausente do debate promovido pela a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), em 18 de novembro. Além disso, JHC escolheu não comparecer às sabatinas da TV Pajuçara e do CanhãoPodcast.

A recusa em participar de debates e sabatinas com a imprensa local, tem gerado críticas de adversários e especialistas, pela ausência de diálogo, o que fortaleceria a democracia e o acesso dos eleitores propostas do prefeito João Caldas. 

O posicionamento de JHC em relação à participação nesses eventos contrasta com a postura de 2020, quando, apesar de ausências pontuais, esteve mais presente nos espaços de debate com outros candidatos e de interação com eleitores por meio da mídia.