Política
Promoção da Vai de Bet pela prefeitura de Maceió repercute nacionalmente
A promoção da Vai de Bet, realizada no palco principal do evento, foi assistida por um público estimado em mais de 50 mil pessoas e transmitida ao vivo pelo canal oficial da prefeitura no You Tube
Gusttavo Lima, um dos alvos da Operação Integration, que investiga a lavagem de dinheiro envolvendo jogos ilegais, recebeu R$ 1,2 milhão para se apresentar no São João de Maceió, no dia 24 de junho de 2024.
Durante o show, o cantor interrompeu sua apresentação em dois momentos: no primeiro, saiu do palco principal para promover a plataforma de apostas Vai de Bet, rodando uma roleta e realizando sorteios. Além de "garoto propaganda", Lima também é um dos donos da plataforma de apostas.
Em outra interrupção, o cantor o prefeito de Maceió, JHC (PL), para o palco, onde ambos trocaram elogios e o prefeito prometeu contratar o cantor novamente para o São João de 2025. Nos últimos três anos, Lima já recebeu R$ 2,98 milhões da prefeitura de Maceió.
A promoção da Vai de Bet, realizada no palco principal do evento, foi assistida por um público estimado em mais de 50 mil pessoas e transmitida ao vivo pelo canal oficial da prefeitura no You Tube. Os custos da apresentação, incluindo o cachê do cantor e a estrutura do evento, foram pagos com recursos públicos, que totalizaram cerca de R$ 29 milhões, conforme dados do Portal da Transparência.
Apesar de publicar os valores dos cachês e da contratação de empresas para montagem e segurança, a prefeitura não divulgou os detalhes do contrato de patrocínio com a Vai de Bet. Questionada pela mídia local, a Secretaria de Comunicação de Maceió não forneceu respostas, limitando-se a afirmar, em nota ao UOL, que os contratos de patrocínio "estão amparados na legislação municipal", sem informar os valores ou termos do acordo.
Repercussão Nacional
A promoção da Vai de Bet no São João de Maceió gerou grande repercussão na mídia nacional após reportagem do UOL. Diversos portais ecoaram a informação de que Gusttavo Lima havia promovido a plataforma de apostas durante shows custeados com dinheiro público.
"O contrato da publicidade nunca apareceu no Diário Oficial ou no Portal da Transparência", destacou o The Intercept Brasil.
O portal Paraíba Já relatou que "as ações publicitárias aconteceram no palco do São João 2024 de Maceió (AL), em que o sertanejo recebeu R$ 1,2 milhão, e de Santa Rita (PB), que custou R$ 1,1 milhão".
O UOL também repercutiu a questão: "Gusttavo Lima fez propagandas da Vai de Bet em dois shows bancados com verba pública, recebendo cachês milionários".
A ausência de transparência e os vínculos com a Vai de Bet, empresa investigada por lavagem de dinheiro, colocam a prefeitura de Maceió em uma posição delicada. Somente este ano, a plataforma de apostas foi patrocinadora de dois grandes eventos do município - além do São João, o Verão Massayó. Em nenhum deles, a prefeitura publicou os contratos de patrocínio.
O espaço está aberto para eclarecimentos da prefeitura de Maceió, da Vai de Bet e Gusttavo Lima.