Política
Renan Filho intensifica campanha em AL e vislumbra futuro político do grupo em 2026
O ministro, avalia que o grupo do qual faz parte, ao lado de Paulo Dantas, Marcelo Victor e Renan Calheiros, terá força suficiente para eleger o próximo governador
Nos últimos dias, o ministro dos Transportes e senador licenciado por Alagoas, Renan Filho, ampliou sua presença na campanha eleitoral, participando ativamente de atos em diversos municípios alagoanos, especialmente em Maceió.
Ao lado do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros, Renan Filho tem marcado presença tanto no interior do estado quanto na capital, onde está engajado na campanha do deputado federal Rafael Brito (MDB).
Em conversas com aliados, Renan Filho expressou otimismo sobre o desempenho do grupo político nas eleições de 6 de outubro, afirmando que o bloco liderado pelo MDB e seus parceiros está prestes a alcançar uma ampla maioria entre os prefeitos eleitos.
"Vamos fazer mais de 80% dos prefeitos, inclusive ajudando a eleger candidatos de outros partidos, além do MDB. Nosso grupo sai fortalecido e tem condição de apresentar um projeto vitorioso para Alagoas em 2026", declara o ministro.
Governo e Senado
O ministro, avalia que o grupo do qual faz parte, ao lado de Paulo Dantas, Marcelo Victor e Renan Calheiros, terá força suficiente para eleger o próximo governador e, possivelmente, os dois senadores nas eleições de 2026.
"Podemos conversar com outras forças após o dia 6 de outubro, não existe restrição para diálogo com ninguém", comentou, em referência a possíveis alianças futuras.
Nos bastidores, embora Renan Filho não tenha declarado diretamente, há a percepção de que ele mantém abertas as portas para um possível diálogo com o grupo liderado por Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados e também cotado como possível candidato ao Senado em 2026.
O ministro, no entanto, não descartou a possibilidade de disputar o governo estadual, dependendo dos cenários que se desenharem.
No grupo, o nome de Renan Filho já é citado para a disputa a sucessão de Paulo Dantas. Além do governador ele tem apoio de Marcelo Victor e Renan Calheiros. Mas essa é outra história.