Política

João Caldas faz vídeo afirmando que é deputado federal em Brasília; veja

Pai de JHC gera polêmica ao afirmar que poderia liberar emendas, mesmo sem mandato parlamentar

Por Redação 02/10/2024 16h04 - Atualizado em 02/10/2024 17h05
João Caldas faz vídeo afirmando que é deputado federal em Brasília; veja
Ex-deputado federal, João Caldas - Foto: Reprodução

O ex-deputado federal João Caldas, pai do atual prefeito de Maceió, JHC, causou polêmica ao divulgar um vídeo em que se apresenta como se estivesse em exercício no Congresso. No vídeo, ele sugere que poderia liberar recursos para o município de Colônia Leopoldina, caso seu candidato fosse eleito, mesmo sem estar oficialmente no cargo. 

Caldas foi deputado federal entre 1999-2003, 2003-2007 e 2011-2015, está inelegível desde que foi condenado em 2014 pela Justiça Federal por envolvimento em um esquema de desvio de verbas públicas. A investigação, conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, revelou desvios milionários provenientes de emendas parlamentares, especialmente destinadas à saúde, como a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares. 

Em 2022, sua tentativa de candidatura à suplência de senador foi impugnada, com base nas mesmas acusações. O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas seguiu o parecer divergente do desembargador Sérgio de Abreu Brito, confirmando sua inelegibilidade. 

A condenação de João Caldas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas também foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 

A “Operação Sanguessuga”, que revelou o esquema de desvios, levou a várias condenações, incluindo a de João Caldas. O caso destacou os prejuízos causados pela corrupção na gestão de recursos públicos, afetando diretamente setores essenciais, como a saúde pública.

Veja o vídeo abaixo: