Política

Ayres amplia espaço político com vitórias importantes nas eleições municipais em Alagoas

Ayres ampliou sua base de apoio e reforçou sua influência em locais tradicionalmente difíceis e politicamente polarizados

Por Blog de Edivaldo Junior 08/10/2024 05h05
Ayres amplia espaço político com vitórias importantes nas eleições municipais em Alagoas
Alexandre Ayres conseguiu ampliar influência política nas eleições de 6 de outubro. - Foto: Reprodução

As eleições municipais, via de regra, preparam as estaduais e projetam o futuro de políticos que estão no exercício de mandatos, seja na Assembleia Legislativa , governo, Câmara dos Deputados ou Senado Federal.

Nas eleições deste ano, vários parlamentares conseguiram ampliar suas bases em Alagoas. É o caso de Alexandre Ayres (MDB) consolidou seu espaço na política alagoana com importantes vitórias nas eleições municipais de 2024, marcando presença em disputas decisivas, especialmente em Maceió e Marechal Deodoro.

Dois anos após ser eleito o deputado estadual mais votado do Estado, em 2022, Ayres ampliou sua base de apoio e reforçou sua influência em locais tradicionalmente difíceis e politicamente polarizados.

Em Maceió, seu aliado Allan Pierre (MDB), ligado à área da saúde, foi eleito vereador com 7.155 votos. Desde 2019, quando Alexandre Ayres comandava a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Pierre e Ayres construíram uma parceria voltada à melhoria da saúde pública da capital. Um dos projetos de maior destaque foi a criação da Clínica da Família no bairro Benedito Bentes, que se tornou referência em atendimento na parte alta da cidade.

Durante a campanha na capital Ayres decidiu concentrar esforços no seu apoio a Pierre, apostando no vereador para fortalecer o trabalho iniciado na área da saúde. “Com a eleição de Allan Pierre para a Câmara Municipal, nosso trabalho pela saúde vai ganhar um reforço importante em Maceió”, declarou Ayres.

Em Marechal Deodoro, Ayres também obteve uma vitória expressiva com a eleição de André Bocão (MDB) para a prefeitura do município. Bocão venceu a disputa com 58,47% dos votos, uma diferença de 6.261 votos sobre o adversário, em uma campanha marcada por forte polarização. A oposição formou uma poderosa aliança entre Júnior Dâmaso e o ex-prefeito Cristiano Mateus, contando com o apoio de nomes de peso, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o prefeito de Maceió, JHC.

Além das vitórias em Maceió e Marechal Deodoro, Alexandre Ayres também esteve ativo em várias outras cidades do estado, percorrendo mais de 40 municípios em apoio a candidatos da sua base política. Essa atuação destaca sua capacidade de articulação política e a ampliação de sua influência no cenário estadual.