Política

Luciano Barbosa e o recado nada sutil em Maceió: uma resposta a JHC?

Luciano superou JHC, não apenas em número de votos, mas também em reafirmação política

Por Blog de Edivaldo Junior 16/10/2024 04h04
Luciano Barbosa e o recado nada sutil em Maceió: uma resposta a JHC?
Luciano Barbosa espalha placas de agradecimento a eleitores de Arapiraca em Maceió. - Foto: Reprodução

Os outdoors instalados em Maceió, com a mensagem de agradecimento do prefeito reeleito de Arapiraca, Luciano Barbosa, chamaram a atenção. "Obrigado, Arapiraca, por mais de 85% dos votos", diz o texto em letras garrafais, destacando a vitória de Barbosa na segunda maior cidade de Alagoas.

Até aí tudo certo, não estivessem as placas espalhadas pelas principais ruas de Maceió, cidade distante 127 km de Arapiraca. Espalhada em ao menos 20 pontos da capital alagoana, a mensagem teria, na versão oficial, um simples objetivo: agradecer aos arapiraquenses que moram na capital.

No entanto, há quem veja um recado velado na iniciativa, e não sem razão. A eleição municipal em Arapiraca foi marcada pelo forte favoritismo de Luciano Barbosa (MDB) desde o princípio da eleição. No entanto, ele teve Fabiana Pessoa (PL), candidata de oposição e fortemente apoiada pelo prefeito de Maceió, JHC.

Fabiana, com o apoio de JHC, fez uma campanha dura contra Barbosa, com várias acusações, tentando reverter sua vantagem no município. No entanto, o resultado não poderia ter sido mais adverso para a oposição: Luciano Barbosa foi reeleito com 85% dos votos, um desempenho que superou até a vitória de JHC em Maceió, que conquistou 83%.

Estampar os 85% em Maceió, teria sido mera coincidência? Essa diferença de votações acentuou a rivalidade política entre os dois líderes. Além disso, é interessante notar que Arthur Lira e Rodrigo Cunha aliados de JHC na capital, estiveram ao lado de Luciano Barbosa em Arapiraca, o que torna o cenário ainda mais curioso.

O "troco" de Luciano Barbosa parece ter vindo através dos outdoors, que foram estrategicamente instalados em Maceió, cidade onde JHC exerce forte lideranças, agora um tanto quanto ofuscada por um prefeito reeleito pelo MDB, justamente o principal partido de oposição em Maceió.

A peça publicitária, destacando os 85% de votos recebidos em Arapiraca, pode ser vista como uma resposta nada sutil ao prefeito de Maceió, mostrando quem teve uma vitória maior.

Em termos proporcionais, Luciano superou JHC, não apenas em número de votos, mas também em reafirmação política. Muitos analistas já cogitam Luciano como um nome forte para as eleições de 2026 – ele nega. No fim, os outdoors em Maceió não apenas agradecem aos eleitores arapiraquenses, mas mandam um claro recado: Luciano Barbosa não engole “desaforos”. E quem duvidou disso, agora tem uma resposta estampada nas ruas da capital.