Política
PD e RF sinalizam que divergências não impedem investimentos em Maceió
O gesto, apenas 11 dias após o resultado das eleições municipais, deixa claro que, apesar das divergências partidárias com o atual prefeito, o grupo de Dantas e Renan Filho segue comprometido com o desenvolvimento da cidade e do estado
Em um claro recado ao prefeito reeleito de Maceió, JHC, o governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assina nesta quinta-feira (17) às ordens de serviço para uma série de obras estruturantes na capital e no interior de Alagoas, reforçando que a população não será penalizada por disputas políticas.
O gesto, apenas 11 dias após o resultado das eleições municipais, deixa claro que, apesar das divergências partidárias com o atual prefeito, o grupo de Dantas e Renan Filho segue comprometido com o desenvolvimento da cidade e do estado.
Os dois vão anunciar o início das obras do Arco Metropolitano de Maceió, projeto fundamental para a mobilidade urbana e para o escoamento da produção industrial da região.
Para o governador Paulo Dantas, as disputas políticas locais não podem interferir no bem-estar da população. “Maceió é a capital do estado, e a população merece investimentos à altura. Não vamos deixar de trabalhar por ela, independentemente de quem ocupa a cadeira de prefeito. Nosso compromisso é com os alagoanos e maceioenses”, afirma Dantas.
Essa estratégia de marcar presença em Maceió, mesmo em um cenário de confronto político, reforça a influência do grupo formado por Paulo Dantas e Renan Filho. O ministro dos Transportes, que governou Alagoas por dois mandatos, afirmou que sua atuação à frente da pasta federal trará benefícios diretos para o estado, incluindo a capital, que já foi palco de grandes entregas durante seu governo, como o Hospital Metropolitano e o Viaduto da PRF.
Reunião em Brasília
O anúncio das obras foi precedido por uma reunião em Brasília no início desta semana, na qual Paulo Dantas e Renan Filho, acompanhados do senador Renan Calheiros e do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, discutiram com o governo federal uma série de projetos de infraestrutura para Alagoas. Entre as prioridades debatidas, estão as duplicações das BRs-316, 424 e 104, as obras do Canal do Sertão, a construção de novas UPAs e a entrega do Aeroporto de Maragogi.
Renan Filho, em publicação nas redes sociais, destacou a união entre governo estadual e federal para garantir o andamento das obras em Alagoas, inclusive na capital. “Ao lado do governador Paulo Dantas, do senador Renan Calheiros e do presidente da ALE, Marcelo Victor, discutimos os compromissos do governo federal com as obras estruturantes em Alagoas. Seguimos juntos: governo, prefeituras e deputados estaduais e federais pelo bem de todos os alagoanos”, ressaltou.
Força no interior
O grupo político de Dantas e Renan Filho, apesar da derrota eleitoral na capital, mantém o controle na maioria dos municípios alagoanos — o que lhes garante uma força política considerável. Nas eleições de 6 de outubro, eles conquistaram mais de 80 dos 102 municípios de Alagoas, sendo 65 sob a bandeira do MDB.
A escolha estratégica de incluir obras em Maceió no pacote de investimentos sinaliza que o grupo vai continuar apostando na capital, onde Renan Filho e PD já venceram, em pleitos anteriores, disputas para o governo.
O início das obras do Arco Metropolitano reforça a narrativa de que Paulo Dantas e Renan Filho estão empenhados em consolidar um legado de desenvolvimento para Maceió, algo que também se reflete nos investimentos já feitos na cidade.
Durante os últimos anos, a capital viu surgir obras de grande impacto, como o Hospital Metropolitano — considerado o maior e mais moderno hospital público do estado —, cinco outras unidades hospitalares e cinco UPAs. Além disso, programas como o "Vida Nova nas Grotas" têm melhorado a infraestrutura das áreas mais vulneráveis da cidade.
O movimento de Paulo Dantas e Renan Filho pode ser interpretado como uma estratégia de longo prazo. Apesar da derrota na capital, o fortalecimento da base política em nível estadual, com apoio direto do senador Renan Calheiros e de Marcelo Victor, mantém o grupo em posição de liderança e pavimenta o caminho para as eleições estaduais de 2026, onde o nome de Renan Filho desponta como um potencial sucessor de Dantas.
A mensagem é clara: o grupo de Dantas e Renan Filho não depende da prefeitura para seguir realizando grandes obras em Maceió, e a população será beneficiada com ou sem o alinhamento político com o prefeito JHC.
O investimento
Paulo Dantas, junto ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, autorizará oficialmente o início das obras em solenidade marcada para esta quinta-feira (17), às 11h, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.
“O Arco Metropolitano será um marco para a mobilidade de Maceió e dos municípios vizinhos, uma obra que considero prioritária e estratégica para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, declarou o governador Paulo Dantas.
Com um investimento inicial de R$ 600 milhões, o projeto do Arco Metropolitano de Maceió prevê a duplicação de trechos das rodovias BR-316 e BR-424. As obras vão melhorar o escoamento da produção, especialmente das indústrias instaladas no Polo Multissetorial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, além de desafogar o trânsito tanto no entorno quanto dentro da capital alagoana.
Saiba mais:
Veja aqui texto da Agência Alagoas sobre o assunto:
Prioridade do Governo de Alagoas, Arco Metropolitano terá ordem de serviço assinada nesta quinta (17)