Política

Moradores da Vila Brejal denunciam abandono de obra por JHC após vitória eleitoral; veja o vídeo

Moradores dizem que serviço foi interrompido logo após o pleito que reelegeu JHC; homem que se identifica como responsável diz que serviço está sendo feito

Por Redação 24/10/2024 15h03 - Atualizado em 24/10/2024 16h04
Moradores da Vila Brejal denunciam abandono de obra por JHC após vitória eleitoral; veja o vídeo
Prefeitura não conclui obra na VIla Brejal - Foto: Reprodução

A população da Vila Brejal, localizada no bairro da Levada, na Zona Sul de Maceió, acusa o prefeito JHC (PL) e a administração municipal de terem abandonado uma obra pública na região logo após as eleições, realizadas em 6 de outubro e vencidas pelo atual gestor.

Em vídeo produzido pelo jornalista e documentarista alagoano Zazo e divulgado em suas redes sociais, os moradores afirmaram que a obra foi abandonada e que está causando riscos a quem passa pelo local. Pelas imagens, é possível perceber que tratava-se de serviço de calçamento em concreto sobre uma valeta de esgoto. 

As críticas da população dizem que o restante do material de entulho ficou espalhado na calçada e que sem estar completa, as pedras usadas para calçar o local geram riscos à população mais vulnerável, como mulheres grávidas e idosos. 

Outro apontamento dos moradores diz respeito à Prefeitura de Maceió realizar o calçamento da valeta, sem que fosse feito nenhum trabalho de saneamento básico na região. "Prefeito dizendo que Maceió é massa, só se for na casa dele, porque na minha é lama, é lixo, é rato. 'É o massa que ele diz que é?' A primeira coisa que eles botaram foi uma placa 'Prefeitura de Maceió trabalhando', só para chamar atenção, só de enfeite, eu sabia que era lero-lero. Quem tá sofrendo é quem mora aqui", finaliza um dos moradores entrevistado. 

Ele diz ainda que chegou a se ferir após uma queda ao passar na região acidentada, cobrou a conclusão dos serviços no local. "Eu já cheguei a me acidentar, então imagine uma idosa, ou uma criança, então tem que prestar atenção nisso, vamo ver se agora vai ter algum resultado, vamo ver se vai ser massa ou vai ser lama", ironiza o denunciante em relação ao slogan do prefeito JHC. 

Em resposta ao vídeo, um homem identificado nas redes como RobertWagner.22 afirmou que era o responsável pelo serviço e que as obras estão sendo feitas. "As placas de concreto estavam danificadas e estamos recuperando, acontece que a quantidade de confecção das mesmas passa por um processo de cura do concreto para ser instalado no local. Tenham certeza que a obra será concluída". 

Em resposta, um outro internauta afirmou que as obras estão paradas há duas semanas, coincidindo com a eleição, e que essa é uma desculpa do suposto gestor. Entre os servidores do município, de acordo com os dados públicos do Portal da Transparência, há apenas um servidor com o nome de Robert Wagner. Este servidor, de nome Robert Wagner Ardison dos Santos, está lotado na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio (Semge) e recebeu, em setembro deste ano, uma remuneração de R$ 10.800. 

Em julho deste ano, o mesmo servidor foi designado pelo prefeito JHC para responder pelas subprefeituras da Secretaria Municipal de Governo. 

O vídeo de Zazo é finalizado com imagens de traseuntes equilibrando-se em cima de um meio-fio para se deslocar na região e em seguida mostra um rato saindo de dentro do esgoto, enquanto toca o trecho da música Sorriso nos Lábios, da banda Chica, inspirada na canção Pois É, seu Zé, de Gonzaguinha, que diz:  'de tanto andar na corda bamba eu sou equilibrista [...] e a plateia só deseja ser feliz'. 

O Jornal de Alagoas entrou em contato com a Secretaria de Comunicação no município para saber respostas a respeito das denúncias dos moradores. O espaço está aberto para atualização. 

Veja o vídeo: