Política
Moradores de Guaxuma protestam contra projeto da prefeitura de Maceió que extingue área verde
O projeto da Prefeitura de Maceió pretende construir uma estação elevatória de esgotos na região
Na manhã desta sexta-feira (25), moradores dos Loteamentos Gurguri e Guaxuma, parte baixa de Maceió, protestam contra a destruição de uma área verde. O projeto da Prefeitura de Maceió pretende construir uma estação elevatória de esgotos na região. A comunidade responsabiliza o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, pela supressão da vegetação e cobra um posicionamento do Ministério Público de Alagoas.
Diante da problemática, a Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurguri e Guaxuma apresentou um projeto alternativo e distante das moradias. De acordo com o ambientalista Anivaldo Miranda, morador do bairro, o projeto não foi levado em consideração.
O bairro de Guaxuma está localizado no litoral sul de Maceió. Segundo o presidente da Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurguri e Guaxuma-AMGG, Vinicius Palmeira, há cinco anos os moradores lutam contra os "desmandos da gestão pública, em ataque constante ao bairro de Guaxuma, principalmente na área do Gurguri".
Na última terça feira, a revolta dos moradores do bairro cresceu quando o Consórcio do Litoral Norte reiniciou as obras na área verde, seguida por uma inesperada visita do promotor Alberto Fonseca, que defende o Meio Ambiente no Ministério Público. Na visita, de acordo com a comunidade, o promotor reforçou o local na área verde, como "ideal" para ter um equipamento de fezes e esgoto, em frente a casa dos moradores. "Saneamento SIM. Estação elevatória de esgoto em Area Verde NÃO", é a súplica dos moradores da área.
A comunidade conquistou com o governo estadual a permanência da área verde de Guaxuma, que seria destruída pela duplicação da AL-101, mas a associação dos moradores denuncia diálogo difícil com o Município. "Jamais encontrou solidariedade e respeito humano ao lugar de viver de centenas de pessoas, mesmo sendo apresentado laudo de engenheiros com alternativa de local para instalação da estação, longe da casa dos moradores".
A comunidade está munida de faixas e cartazes denunciando a ação da prefeitura à sociedade alagoana. A revolta com o projeto é grande e os moradores pedem que o prefeito deixe Guaxuma em paz, como também cobram ao Ministério Público de Alagoas que fique ao lado da sociedade.
*Com informações do Extra Alagoas