Política
Previsível, Lira anuncia Motta como candidato à presidência da Câmara
Foi apenas uma formalização do apoio que já havia sido dado semanas antes
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que vai apoiar Hugo Motta (Repu-PB) como candidato à sua sucessão. Foi apenas uma formalização do apoio que já havia sido dado semanas antes.
Arthur Lira faz uma manobra mais que previsível ao escolher um deputado que tem bom trânsito na Casa, é próximo a ele e também consegue conversar bem com tanto com as bancadas de governo e oposição.
Motta será a continuidade do controle do Centrão na Casa. Se eleito (é favorito, mas a eleição ainda não está resolvida) deve manter Lira com influência na Câmara dos Deputados.
O caminho de Arthur Lira também pode ser um Ministério. A eleição de Motta deve deixar ele fortalecido e pronto para ocupar uma pasta importante no governo.
E tudo isso, claro, pode fortalecer Lira para uma eventual disputa ao Senado em Alagoas, nas eleições de 2026. Mas essa é outra história.
Versão oficial
Veja texto da assessoria
Arthur Lira anuncia Hugo Motta como candidato à presidência da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado do Partido Republicanos, da Paraíba, Hugo Motta, como seu candidato à presidência da Casa, em eleição prevista para o dia 1º de fevereiro de 2025.
“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira, em púlpito montado na frente da residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília (DF).
"Presidir a Câmara dos Deputados por dois mandatos consecutivos, tendo recebido quando da minha reeleição o voto de confiança de 464 parlamentares, é uma das maiores honras que a vida já me concedeu", disse Lira.
Hugo Motta é o primeiro candidato à presidência da Câmara oficialmente lançado na disputa. Ao lado de Motta e outros aliados, Lira afirmou o líder do Republicanos, que está no quarto mandato de deputado federal, viveu os desafios por quais passou a gestão dele na presidência da Casa.
“[Hugo Motta] vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, completou.
A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara acontecerá em fevereiro do ano que vem.