Política
Sindsaúde Maceió mobiliza trabalhadores pelo fim da escala 6x1
Presidente da entidade convocou trabalhadores e entidades sindicais de todo o país a pressionarem a bancada federal
O presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió, Alessandro Fernandes, convocou trabalhadores e entidades sindicais de todo o país a pressionarem a bancada federal para apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à escala de trabalho 6x1.
Em mensagem direcionada à classe trabalhadora, Fernandes destacou que essa jornada, que obriga o trabalhador a trabalhar seis dias para folgar apenas um, compromete a saúde, o convívio familiar e a qualidade de vida dos profissionais.
Segundo Fernandes, há comprovações de que uma jornada de trabalho menos intensa e com mais tempo de descanso eleva a produtividade, como já foi observado em outros países e em empresas brasileiras que testaram novos modelos de trabalho. “Diminuindo o excesso de jornada e aumentando o tempo de descanso, melhora a produtividade. Isso são dados”, afirmou.
O presidente do SINDSAÚDE ressaltou que, diante das mudanças em curso no mundo do trabalho, a revisão da escala 6x1 é necessária para garantir uma vida mais equilibrada aos trabalhadores e refletir o valor da classe trabalhadora no avanço e crescimento do país. Para isso, ele fez um apelo à mobilização da sociedade: “É muito importante que nós possamos cobrar a nossa bancada federal em Brasília, que vote favorável ao fim da escala 6x1.”
A proposta ainda aguarda votação, mas já se destaca como tema de debate no Congresso, com o envolvimento de diversas categorias e setores. Fernandes reforçou a importância do apoio de sindicatos e trabalhadores, e fez um chamado para que todos se unam na luta pelo fim da escala de trabalho 6x1: “Fica aqui o apelo para o envolvimento da classe trabalhadora, das entidades sindicais e, principalmente, daqueles que irão decidir o fim dessa escala, que é a nossa bancada federal.”