Política
Rafael Brito apoia PEC que acaba escala 6x1: "qualidade de vida"
Brito diz que alteração representa um avanço importante nas condições de trabalho e reflete uma demanda social por jornadas menos exaustivas
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a escala de trabalho 6x1, qual obriga o trabalhador a cumprir seis dias consecutivos de trabalho, seguido de apenas um dia de descanso. Com a adesão de Brito, a PEC ganha impulso no Congresso, onde já conta com mais de 100 assinaturas, aproximando-se das 171 necessárias para avançar na tramitação.
Em Alagoas, além de Brito, apenas o deputado Paulão (PT) assinou a proposta. A PEC foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e construída com o apoio do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ), com o objetivo de flexibilizar a carga horária e implementar modelos de trabalho menos desgastantes, como a escala 4x3, que permite três dias de descanso.
A iniciativa propõe alterar a Constituição para ampliar o direito ao descanso, sem aumentar a carga semanal de 44 horas, nem o limite diário de oito horas, buscando uma distribuição mais equilibrada e menos prejudicial ao bem-estar do trabalhador. Nas últimas semanas, a proposta ganhou força com o apoio de uma campanha nas redes sociais e um abaixo-assinado com 1,3 milhão de assinaturas. Embora encontre resistência em setores mais conservadores e defensores do modelo 6x1, a PEC tem atraído apoio entre parlamentares de diversas ideologias.
Para Rafael Brito, a alteração representa um avanço importante nas condições de trabalho e reflete uma demanda social por jornadas menos exaustivas. "O trabalhador precisa de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Nossa adesão reforça o compromisso com melhores condições e com uma pauta essencial de qualidade de vida", afirmou o deputado.
“Continuo trabalhando em defesa de condições mais dignas e do desenvolvimento do nosso país. Acredito que essa mudança tem potencial real de trazer benefícios para toda a nossa sociedade. O trabalhador terá uma vida mais digna, com direito a descanso e convivência familiar. Outros países do mundo já adotaram a escala 5 x 2 e na prática o que aconteceu foi o aumento da produtividade no ambiente de trabalho”, enfatizou Rafael Brito.