Política
Xadrez político se movimenta: quem são os cotados para serem os próximos senadores de Alagoas
O pleito terá duas vagas em disputa
Passada as eleições municipais e faltando pouco mais de um ano para as eleições gerais de 2026, os cenários para a disputa ao Senado por Alagoas começam a ser desenhados nos bastidores. O pleito terá duas vagas em disputa.
Se o ex-governador Renan Filho (MDB) e o atual prefeito de Maceió, JHC (PL_, decidirem disputar o Senado, a disputa ganha contornos acirrados. Ambos possuem forte apelo eleitoral e histórico de entregas.
Além de Renan Filho e JHC, surgem outros nomes como potenciais concorrentes. Entre eles, Alfredo Gaspar, que deverá ganhar a presidência do União Brasil e, com isso, diminuir a influência de Lira.
Paulo Dantas (MDB), governador estado garante que cumpre o mandato até o final, mas com crescimento de seu nome, principalmente no interior, poderá 'invadir' a disputa.
O deputado Arthur Lira (PP) deixará a presidência da Câmara, mas se articula nos bastidores para destronar o seu rival mais recente na política alagoana, Renan Calheiros (MDB). Este último, atual senador e um grande enxadrista do jogo eleitoral, poderá disputar a reeleição em 2026.
Davi Davino (PP) pode deixar o partido e buscar mais espaço para consolidar candidatura própria.