Política

Rafael Brito participa de seminário que discute o papel transformador da educação

Evento promovido pela FGV debateu o papel da educação na promoção da saúde pública e no avanço dos objetivos estabelecidos pela cúpula do G20

Por Redação 22/11/2024 06h06
Rafael Brito participa de seminário que discute o papel transformador da educação
Rafael Brito - Foto: Assessoria

A educação ganhou destaque nesta terça-feira (19) no Seminário Internacional Catalisando Mudanças: o papel da educação na construção de um futuro justo e sustentável, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante o G20, no Rio de Janeiro.

O evento reuniu especialistas e líderes governamentais no intuito de promover o diálogo construtivo sobre o papel transformador da educação na criação de um futuro melhor. O seminário começou com um café da manhã, onde os presentes discutiram a importância da educação como pilar essencial para a constituição de uma sociedade mais justa e sustentável.

Em seguida, os convidados participaram de painéis com os temas: “Financiamento inovador em educação para resiliência social e sustentabilidade”, “O papel das fundações no avanço do desenvolvimento sustentável e no apoio ao G20” e “Políticas Educacionais para redução das desigualdades”

Deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL) foi convidado para participar do evento e destacou a importância da educação como um fator essencial para promover o progresso econômico e o desenvolvimento social.

“Foi um momento de troca muito rico. Discutimos políticas públicas para a melhoria da proficiência em português e matemática. Mas não adianta a gente falar de aprendizagem, sem antes a gente resolver o problema da fome no nosso país. Não temos como exigir de uma criança de 8, 9 e 10 anos que sente numa cadeira e preste atenção numa aula de matemática, se ela está com a barriga vazia. Acredito que a merenda escolar é um instrumento forte para resolver a problemática da aprendizagem no nosso país. Além da escola ser um ambiente de preparação e de melhoria da sociedade do futuro, precisa ser também um ambiente de segurança alimentar”, explicou o parlamentar.

Segundo o deputado alagoano, investir em políticas públicas para fortalecer o Programa Nacional da Alimentação Escolar é fundamental para alcançar os resultados sustentáveis e desenvolvimento na educação no Brasil.

A temática abordada pelo parlamentar durante o evento faz parte de duas dos dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero e Agricultura Sustentável e Educação de Qualidade.

“Temos que concentrar nossos esforços e investir em recursos para garantir que os nossos alunos tenham na escola as refeições necessárias para uma aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento físico e mental, especialmente em áreas de extrema pobreza”.

Também participaram do seminário a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, a secretária de Educação Continuada do MEC, Zara Figueiredo; o embaixador do Catar no Brasil, Ahmed Al Shaibani, entre outros líderes nacionais e internacionais.

*Com Assessoria