Política
Após apoiar PEC contra aborto, Gaspar esbraveja contra Lula e PT em aceno à extrema-direita
Em vídeo nas redes, logo após virar notícia pelo voto pela PEC que proíbe todos os tipos de aborto, Gaspar dispara contra as políticas econômicas do governo Lula
O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) publicou, nesta quinta-feira (28), um vídeo nas redes sociais em que critica duramente as políticas econômicas do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT). Na publicação, intitulada com letras garrafais “A IRRESPONSABILIDADE DO PT DESTRUINDO O BRASIL”, Gaspar acusou o governo federal de prejudicar a população com decisões que, segundo ele, agravam a crise econômica no país.
No vídeo, Gaspar relaciona a elevação do dólar, que ultrapassou a marca de R$ 6, ao aumento dos preços dos alimentos e à falta de planejamento econômico. “O salário mínimo, os benefícios sociais e até as pensões estão na mira de decisões desastrosas que afetam diretamente quem mais precisa”, declarou. A publicação foi acompanhada de manchetes de jornais destacando dificuldades econômicas e críticas ao governo federal.
A manifestação ocorre um dia após Gaspar apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca proibir o aborto, inclusive nos casos atualmente permitidos por lei, como risco à vida da gestante, estupro e anencefalia. A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados com 35 votos a favor e agora será analisada por uma comissão especial antes de ir a plenário.
Gaspar, que já foi secretário de segurança pública no governo de Renan Filho (MDB), atual ministro do governo Lula, foi candidato à prefeito derrotado por João Henrique Caldas (JHC) em seu primeiro mandato, mas constrói uma identidade política própria, marcada pela agenda alinhada à direita.
Nos bastidores da política nacional, especula-se que Alfredo deverá assumir o comando do União Brasil em Alagoas, partido que se apresenta como uma força de centro-direita, mas que frequentemente faz afagos à extrema-direita
Além disso, Gaspar é apontado como um dos nomes cotados para concorrer ao Senado nas eleições de 2026