Política

China e Alagoas: Seminário reforça parcerias comerciais e culturais

A iniciativa é do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), que organiza o seminário “Relações Brasil-China e as Parcerias com o governo brasileiro"

Por Blog de Edivaldo Junior 03/12/2024 05h05
China e Alagoas: Seminário reforça parcerias comerciais e culturais
Deputado Ronaldo promove seminário sobre relações entre China e Alagoas. - Foto: Reprodução

A relação entre Alagoas e a China ganha mais um capítulo importante com a vinda de Jia Chen, ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, a Maceió. A iniciativa é do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), que organiza o seminário “Relações Brasil-China e as Parcerias com o governo brasileiro”. O evento será realizado no dia 3 de dezembro, no auditório do Sinteal, no bairro do Farol, e é aberto ao público.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, importando volumes significativos de commodities e estabelecendo presença industrial em diversos estados, incluindo Alagoas. No estado, a empresa chinesa ZTT, localizada no Polo Industrial, atua na produção de fibra ótica, mostrando como as parcerias entre os dois países têm gerado desenvolvimento econômico local.

A agenda de Jia Chen em Alagoas inclui uma visita à ZTT às 14h e, no final da tarde, um encontro com o governador Paulo Dantas no Palácio República dos Palmares. Além disso, no dia 4 de dezembro, o representante chinês participa de um evento na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde conhecerá projetos que envolvem empresas chinesas e a academia.

Parcerias

A China já possui uma longa história de colaboração com Alagoas. Governadores como Renan Filho e Paulo Dantas lideraram missões internacionais ao país asiático para fomentar investimentos no estado. Hoje, a China é destacada pela Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA) como um dos principais importadores de produtos alagoanos, reforçando sua importância para a economia local.

Durante o seminário, pesquisadores como o professor Dr. Reinaldo Rubem discutirão as perspectivas econômicas e sociais das relações entre Alagoas e China. A programação inclui uma roda de debates e emissão de certificados para os participantes.

Para se inscrever e garantir o certificado, é necessário acessar o link Doity. O evento é gratuito e promete ser uma oportunidade para entender os caminhos que Alagoas pode trilhar ao lado de um parceiro global estratégico.